Carro novo, zero quilômetro, tem que amaciar o motor? Trata-se de uma velha discussão. Tão velha, que, no passado, era preciso, sim. Até o carro chegar aos dois mil ou três mil quilômetros rodados, o motorista não podia acelerar muito e nem pouco, ou seja, tinha que tomar certos cuidados com o motor.
Mas, atualmente, com as novas tecnologias, basta o proprietário do carro novo não pisar fundo no pedal do acelerador nos primeiros 500 quilômetros. Depois disso, pode dirigir normalmente, pisando no acelerador sem preocupação, pois o motor já chegou onde tinha que chegar.
E quando o manual do proprietário afirma que é preciso amaciar o motor por mil quilômetros?
Entretanto, fomos questionados por um leitor que disse ter visto no manual do proprietário do carro (ele não revelou qual a marca) que é preciso amaciar o motor nos primeiros mil quilômetros. Disse também que durante esse período não é recomendado exceder a velocidade máxima de 130km/h e nem 3.500rpm, em se tratando de carro novo.
Nunca vi tamanhas besteiras juntas. A primeira delas é falar em exceder os 130km/h, sendo que no Brasil a velocidade máxima é de 120km/h em algumas poucas estradas. Então, por que o fabricante diz que não é recomendado passar dos 130km/h? Está sugerindo que o proprietário do veículo pode ultrapassar a velocidade máxima permitida?
Em segundo lugar, o manual do proprietário explicou muito mal e porcamente sobre a questão da rotação do motor. É preciso esclarecer que, no caso do amaciamento do motor do carro novo, não é a velocidade que interessa. Você pode estar dirigindo seu carro a 80km/h, mas com o motor a 5.000rpm. Ou seja, o que interessa não é a velocidade do carro, mas, sim, a rotação em que o motor trabalha.
O importante é manter a rotação do motor no carro novo
Ficou muito mal explicada essa informação no manual. Mas basta você saber que o importante é manter a rotação do motor entre 3.000rpm e 3.500rpm, constantemente. Pode esquecer do fator velocidade. Você tem de ficar atento ao conta-giros, pois esse detalhe vai determinar se o motor será bem utilizado nos primeiros quilômetros.
E vale dizer que a marca de mil quilômetros para estabelecer o amaciamento do motor de um carro novo é um exagero. Há um consenso entre as engenharias das fábricas de automóveis de que esses cuidados são necessários apenas até os primeiros 500 quilômetros. Depois disso, é pé na tábua.
Gostou de mais essa dica do VRUM? Então não deixe de ativar o sininho, curtir, e se ainda não está inscrito em nossos canais, considere se inscrever, para que possa ser notificado de nossas publicações. O VRUM traz todas as novidades do setor automotivo também nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter –, além, é claro, do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas