UAI

Carros flex: a gasolina pode apodrecer no tanquinho?

Importante para auxiliar a partida do motor nos dias mais frios, a gasolina do tanquinho pode envelhecer com o tempo, perdendo suas principais características. Saiba qual usar

Publicidade
Se a gasolina envelhecer no tanquinho de partida a frio do carro flex pode gerar uma série de problemas
Se a gasolina envelhecer no tanquinho de partida a frio do carro flex pode gerar uma série de problemas Foto: Se a gasolina envelhecer no tanquinho de partida a frio do carro flex pode gerar uma série de problemas

Pelas estatísticas, tem 85% de chance do seu carro ser flex. Por que? Simplesmente porque 85% da frota circulante no Brasil é flex. Mas mesmo assim, grande parte dos usuários desconhece o funcionamento dos carros flex e seus problemas, principalmente no inverno. Você sabe como “agasalhar” seu carro flex no frio?

O primeiro problema que os carros flex costumam apresentar nos dias mais frios diz respeito ao ultrapassado e famigerado tanquinho extra de gasolina. Esse combustível é injetado quando a temperatura externa está abaixo de 15 graus e o tanque do carro está abastecido com etanol. Isso é necessário porque o combustível derivado da cana de açúcar não vaporiza, entrando em estado líquido no motor, dificultando a partida.

E é grande o número de pessoas que enfrentam dificuldades de fazer os carros flex darem a partida nas manhãs mais frias. Mas por que será que isso acontece? Se tem combustível no tanque e o tanquinho de partida a frio também está abastecido, qual será o problema? Parece que está tudo em ordem, mas mesmo assim o carro não pega.

O problema pode estar na data de validade da gasolina que está no tanquinho de partida a frio. Muitas pessoas abastecem o recipiente e depois esquecem dele, chegando a ficar um ano sem verificá-lo. Mas é importante saber que a gasolina não dura todo esse tempo.

Se a gasolina for Podium, pode ter durabilidade de cerca de seis meses. Mas se for aditivada ou comum, depois de três ou quatro meses a gasolina apodrece e perde as suas características fisico-químicas. E se for injetada nessa forma nos motores dos carro flex certamente trará problemas.

Os proprietários de carros flex precisam saber que se a gasolina ficou parada por muito tempo no tanquinho de partida a frio deve ser totalmente removida. É importante também fazer a limpeza do recipiente. E só depois o tanquinho deverá ser abastecido novamente.

Vamos aproveitar para deixar outra dica. Já que o tanquinho tem capacidade de pouco mais de um litro, vale a pena gastar um pouco mais e abastecê-lo com gasolina Premium, Pódium ou OctaPro, pois elas duram mais do que as comuns ou aditivadas. Fazendo isso, evita-se o problema de falhas na partida dos carros flex nas manhãs dos dias mais frios.

Se você gostou de mais essa dica sobre o tanquinho de partida a frio dos carros flex, não deixe de curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. Fazendo isso e se inscrevendo nos canais você receberá notificações sobre novas publicações. O VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, trazendo todas as novidades do setor automotivo. Confira tudo no vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM no YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes