Se o desempenho das montadoras é medido pela quantidade de lançamentos que elas apresentam durante o ano, pode-se dizer que 2022 foi equilibrado. Pelo menos no que diz respeito a carros novos, modelos inéditos que foram introduzidos no mercado. O que mais se viu foram discretas reestilizações, mudanças em conjuntos mecânicos e a eletrificação das linhas.
A indústria automotiva no Brasil ainda sofre as consequências da pandemia da COVID-19, que afetou profundamente o fornecimento do componentes, principalmente de semicondutores. E a expectativa é que o setor comece a retomar a normalidade a partir de meados de 2023. Mesmo assim, a indústria continuou em busca de números mais positivos de produção e vendas, com alguns carros novos movimentando o mercado nacional em 2022.
Pacote diversificado do grupo Stellantis
O grupo Stellantis, por reunir algumas marcas, aumentou as chances de oferta de carros novos no mercado. E um dos mais relevantes, em se tratando de projeto novo, nova geração, o Citroën C3 foi uma das atrações do ano. Com desenho totalmente renovado, o compacto chegou com opções de motores 1.0 e 1.6, com a intenção de marcar presença mais firme entre os hatches de entrada. Tem acabamento bem espartano.
Já na marca Fiat, o destaque ficou por conta do Fastback, o SUV compacto com estilo cupê derivado do Pulse. O modelo criou muita expectativa, mas dividiu opiniões após seu lançamento. O visual é, talvez, o seu ponto forte, com linhas equilibradas e bem definidas. Mas por dentro o carro não é muito diferente do Pulse, com espaço limitado para quatro pessoas, acabamento com predominância de plástico rígido. Os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo dão conta do recado.
Outra novidade no grupo Stellantis foi o Pulse Abarth, versão esportiva do SUV compacto equipada com o motor T270, de 185cv de potência máxima. É o primeiro SUV preparado pela divisão esportiva da marca italiana.
Duas novidades da marca Honda
A Honda também foi uma marca que trouxe novidades significativas. A primeira delas foi o novo Honda City com a carroceria hatchback, lançado em fevereiro. Depois de encolher seu portfólio com a retirada do Civic e do Fit, a marca japonesa incrementou o leque de carros novos com o City Hatch, equipado com motor 1.5 aspirado flex e câmbio CVT.
E não parou por aí. Em julho, a Honda apresentou a segunda geração do HR-V, que chegou com carroceria totalmente renovada, estilo mais moderno, e, inicialmente, com motor 1.5 aspirado. Depois, a montadora japonesa lançou a versão com motor 1.5 turbo, aumentando o leque de opções do SUV compacto queridinho do mercado brasileiro.
O líder foi reestilizado
O campeão de vendas Hyundai HB20 também passou por reestilização na linha 2023, ganhando nova frente com grade bipartida por um friso, e traseira do hatch com novas lanternas unidas por uma barra brilhante. O sedan também foi reestilizado. As opções de motorização continuaram 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com câmbios manual ou automático.
A picape que promete fazer barulho
Mas se o assunto tem foco nos carros novos, a General Motors também contribuiu, com a nova Chevrolet Montana. O modelo foi apresentado este ano, mas só chegará ao mercado em fevereiro de 2023. A picape é totalmente nova, com dimensões intermediárias para competir com a Fiat Toro, da qual traz semelhanças no visual. O motor é o 1.2 turbo flex com potência máxima de 133cv. Vai provocar briga boa com as campeãs de vendas Fiat Strada e Toro.
VW fica nas reestilizações e fim de linha do Gol
Situação melancólica foi a da Volkswagen em 2022. A marca não contribuiu com as opções de carros novos no mercado brasileiro e trouxe apenas reestilizações do Polo, Jetta GLI e a linha 2023 do Taos. O principal destaque da marca foi o fim de linha do Gol, com o lançamento da série especial Last Edition, e do anúncio do seu substituto, o Polo Track. Projeto novo? Nenhum.
A Renault também ficou na onda das reestilizações, retrabalhando o visual do Kwid, que também ganhou a versão elétrica E-Tech. A picape intermediária Oroch levou um discreto tapa no visual e ganhou motor 1.3 turbo, assim como Captur e Duster. E o Sandero saiu de linha e ficou o Stepway, que na verdade é o Sandero aventureiro.
Um ano bom para os chineses
Já a Caoa Chery optou pela eletrificação de sua linha, trazendo opções híbridas de quase todos os modelos, além do 100% elétrico i-Car, que figura entre os mais baratos do mercado. E falando em híbridos e elétricos, vale destacar também os modelos da BYD, que chegaram com muita tecnologia e sofisticação.
Ou seja, depois de quase três anos sofrendo as consequências da pandemia, a indústria automotiva no Brasil não apresentou tantos carros novos. Na sua maioria foram reestilizações, novas versões e mudanças em conjuntos mecânicos, além dos modelos eletrificados. Projetos novos ainda estão por vir. Vamos aguardar!
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