Como é que se mede a capacidade volumétrica de um porta-malas? Lembre-se: o compartimento de bagagem não é um caixote com formas bem definidas. Em alguns casos ele tem saliências e curvas das caixas de rodas e até ressaltos na cobertura do estepe. Portanto, é preciso ter um padrão para determinar a capacidade volumétrica de um porta-malas.
Trata-se de uma medida que interessa muito, principalmente, para aquelas pessoas que viajam muito e usam o porta-malas com frequência para carregar bagagens ou mercadorias. Qual é o método estabelecido consensual e mundialmente? É o método alemão chamado VDA que usa blocos de isopor de um ou meio litro, que são devidamente acomodados no compartimento até completar todo o espaço.
Depois é só conferir quantos blocos foram usados, somando os litros de cada um para se chegar à capacidade volumétrica do porta-malas. Porém, tiveram a brilhante ideia de fazer a medição do volume do compartimento de bagagem com saquinhos de água. Alguns fabricantes alegam que esse método reflete melhor a capacidade do porta-malas, pois simula a acomodação de sacolas e mochilas, que têm formato diferente de malas com formas mais bem definidas.
Mas é preciso lembrar que esses saquinhos com água preenchem espaços nos quais mochilas ou sacolas não vão entrar. Portanto, é óbvio que essa medição com água vai apresentar um resultado com volume superior ao feito com os blocos de isopor. Algumas montadoras se aproveitam desse recurso e apresentam números distorcidos sobre o volume do porta-malas de seus modelos, alegando maior capacidade do que os da concorrência.
Para mim isso é uma picaretagem! Carregar água, só mesmo no caminhão pipa ou no do Corpo de Bombeiros. O resto é conversa fiada. Medição de porta-malas correta é com os blocos de isopor.
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