Dirigir com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de combustível? Claro, não existe almoço de graça. Se você liga o sistema de refrigeração do ar ele vai “roubar” um pouco da potência do motor, o que significa aumento no consumo de combustível.
Entretanto, há quem diga que se você está com o ar-condicionado ligado e fecha os vidros do carro, que é a maneira correta de usar o equipamento, melhora a aerodinâmica do carro. Aí, o que você ganhou em termos de consumo de combustível ao fechar os vidros, compensa o que foi perdido por ter ligado o ar-condicionado. Isso é verdade? Pode ser que sim, pode ser que não.
Vai depender de alguns fatores. Se você estiver dirigindo na estrada em velocidade até 110km/h, os vidros fechados vão, realmente, contribuir muito para a aerodinâmica, visto que não haverá ar entrando pelas janelas. O motor não terá que vencer essa força de resistência contrária do ar.
Portanto, nessa condição o vidro fechado compensa, sim, o que se gastou a mais pelo uso do ar-condicionado, equilibrando o consumo de combustível. Mas muitos acreditam que essa regra vale também no trânsito urbano, quando se dirige a 60km/h. Nesse caso, a aerodinâmica não vai interferir em nada.
Então, se você ligou o ar-condicionado e fechou os vidros, saiba que o consumo de combustível vai aumentar um pouco. Isso porque a aerodinâmica em velocidades mais baixas não é capaz de compensar, com os vidros fechados, aquilo que se gasta a mais com o ar-condicionado ligado.
Se você gostou de mais essa dica de como reduzir o consumo de combustível do carro, ficando com os vidros abertos ou fechados com o ar-condicionado ligado, não deixe de curtir nosso vídeo nos canais do YouTube e Dailymotion. E considere se inscrever em nossos canais para receber notificações de novos conteúdos. O VRUM está presente também no Facebook, Instagram e Twitter, além do vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas