Desmandamentos
Saiba que o recepcionista, ou ?consultor técnico?, de muitas concessionárias é comissionado em função do faturamento aplicado nos incautos
Um dos significados de "desmandar", segundo o dicionário do Houaiss, é "ir além do que é natural ou conveniente, passar dos limites, exceder-se". Muitas oficinas não hesitam em exceder-se, ir além do conveniente ou passar dos limites. Fique atento às 10 principais investidas contra seu saldo bancário e sua integridade física.
1- Não converterás ? Se seu carro é a gasolina, não caia na conversa do "kit conversão". Uma simples troca de chip por R$ 300 não o transforma em flex, pois ele continua incompatível com o álcool hidratado.
2- Não economizarás ? Existem no mercado dezenas de aparelhos milagrosos para reduzir o consumo de combustível e anunciam economia de "até 20%". Se cumprissem o que prometem, já teriam sido adotados pelo próprio fabricante do automóvel.
3 - Não rodarás - Lojas anunciam rodas "seminovas". Mas seu histórico é duvidoso e não se sabe se foram danificadas ou não, nem se oferecem condições mínimas de segurança.
4 - Não limparás ? Oficinas adoram empurrar serviços desnecessários. Bicos injetores, por exemplo, podem necessitar de uma limpeza. Mas jamais preventivamente: só se o motor estiver com problemas de funcionamento. A ?empurroterapia? vale também para a limpeza do corpo da borboleta, reaperto de suspensão e outros serviços não previstos no manual. Saiba que o recepcionista, ou "consultor técnico", de muitas concessionárias é comissionado em função do faturamento aplicado nos incautos.
5 - Não recondicionarás ? Existem componentes que podem ser remanufaturados. Embreagem é um exemplo. Mas, no caso do amortecedor, compre somente o zero quilômetro, pois o recondicionado é inviável: o custo do reparo benfeito é superior ao da fabricação de um novo.
6 - Não confiarás ? Qualquer "empresa" de fundo de quintal produz fluidos de freio, rodas de liga leve, componentes de direção, suspensão e outras ligadas à segurança sem nenhum controle ou fiscalização do governo. Ao comprar no mercado paralelo, prefira as marcas tradicionais.
7 - Não revisarás ? Não acredite em oficinas que anunciam "revisão completa por 3 x R$ 19". É só chamariz para, com o carro dentro da oficina, avisar que foram detectados vários outros problemas e subir o preço para as alturas.
8 - Não trocarás ? É desonestidade trocar o fluido do freio só porque o carro assustou o motorista numa longa descida. O "fading" é um fenômeno normal, que ocorre pelo aquecimento dos componentes do sistema e reduz sua eficiência. Mas não tem nada a ver com o fluido.
9- Não repintarás ? Defeito na pintura de um zero quilômetro? Não aceite a repintura e exija outro carro. Nenhuma oficina do mundo consegue pintar com a mesma qualidade que o fabricante.
10 ? Não cristalizarás ? Espelhamento ou cristalização de pintura? Só no automóvel que já rodou um ou dois anos. O carro zero não precisa desse serviço.
Desmandamentos
Saiba que o recepcionista, ou ?consultor técnico?, de muitas concessionárias é comissionado em função do faturamento aplicado nos incautos