Você comprou dois pneus novos para o seu carro para substituir, provavelmente, os dianteiros, que apresentam maior desgaste nos carros com tração dianteira. A maior parte da frota circulante no Brasil é de carros com tração dianteira e se não for feito o rodízio dos pneus no tempo correto, os dianteiros terão desgaste acentuado mais rapidamente.
E como você comprou dois pneus novos e os dianteiros já apresentaram sinais de desgaste acentuado, estão carecas, chegando no TWI, indicador de que o componente tem de ser descartado, a ideia lógica é colocá-los na frente. Correto? Não! Apesar de muita controvérsia sobre o assunto, os dois pneus novos devem ir para o eixo traseiro, por vários motivos.
O primeiro deles é que, quando você freia o carro, o centro de gravidade dele se desloca e a frente vai exercer mais pressão sobre os pneus, e a aderência será melhor na frente do que atrás. Nessa situação, a traseira quase levanta, aliviando o peso sobre os pneus.
Portanto, se diminui a aderência dos pneus traseiros, é importante que os mesmos estejam com muita borracha, de preferência com os sulcos bem definidos, para tornar a frenagem mais eficiente. Outro argumento é de que se você tem dois pneus novos atrás, o risco de ter um estouro ou de murchar é maior na frente.
Nesse caso, você consegue controlar o veículo e mantê-lo na trajetória, já que tem o comando do volante nas mãos. Mas se um dos pneus traseiros estoura, o carro fica descontrolado e não há muito a fazer além de rezar. Por esses motivos, os dois pneus novos devem ir para o eixo traseiro e não para o dianteiro.
Gostou de mais essa dica de onde colocar os dois pneus novos no seu carro? Então não deixe de curtir o vídeo do VRUM no YouTube e Dailymotion, pois fazendo isso e se inscrevendo em nossos canais você será notificado da publicação de novos conteúdos. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas