x
UAI
FAROL ALTO

Modelo de entrada: na indústria de hoje, tudo vira SUV

O segmento dos utilitários-esportivos é cada vez mais o 'queridinho' do consumidor brasileiro, a ponto de provocar uma transformação na indústria automobilística nacional

Publicidade
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG
Projeção do SUV do Onix feita por Kleber Silva, do KDesign AG Foto: KDesign AG/Reprodução

Houve um tempo em que o modelo de entrada de todas as marcas de automóveis era um hatch compacto básico, com mecânica mais simples e pacote de equipamentos bem acanhado. Mas depois da chegada do fenômeno SUV, a indústria automobilística, aos poucos, vai modificando seu portfólio, direcionando a produção para o produto da preferência do consumidor. Os hatches compactos mais simples ainda resistem, mas já tem SUVs de entrada de olho nesse lugar no mercado.

Citroên Basalt será lançado em breve; o que já sabemos sobre o SUV cupê?
Vision Basalt Foto: Citroën/Divulgação

E por que não oferecer o SUV compacto como modelo de entrada também, já que os médios e os grandes têm preços ao alcance de poucos? Essa foi a grande sacada da indústria automobilística nacional, que começou a ensaiar a nova fórmula com os antigos hatches aventureiros. Bastava pegar um modelo da linha, elevar minimamente as suspensões e aplicar alguns adereços alusivos ao mundo off road.

Assim nasceram os primeiros “SUVs compactos”, que não passavam de hatches compactos com penduricalhos. A Volkswagen teve o CrossFox e o Gol Rallye, a Fiat o Uno e Palio Way, a Renault com o Sandero Stepway, que agora é apenas Stepway. Uma fórmula que deu muito certo no mercado brasileiro por muito tempo, pois era uma forma de cobrar um pouco mais por um modelo que oferecia basicamente a mesma coisa que as outras versões, porém, com um “visual mais descolado”.

Renault Stepway trafega em pavimento com árvores ao lado e céu claro ao fundo.
Stepway é outro modelo da Renault que sairá de linha Foto: Renault/Divulgação

Mas o gosto pelos SUVs cresceu tanto que o próprio consumidor começou a exigir mais, e os hatches aventureiros foram perdendo seu poder de convencimento. Mas, assim como na natureza, nada se cria, tudo se transforma, no setor automotivo também não é muito diferente.

Com as plataformas modernas usadas pela indústria automobilística é possível transformar um hatch compacto em um SUV, mudando um pouco o desenho da carroceria e usando o mesmo conjunto mecânico. Foi assim que as montadoras perceberam que valia a pena investir um pouco mais em “novos modelos”, e não apenas maquiar os já existentes.

E não é que eles acertaram mais uma vez? O chamado modelo de entrada tem tudo para se transformar definitivamente em SUV de entrada. E assim como as peruas (station wagon) e as minivans, que praticamente entraram em extinção, os hatches correm o risco de seguirem o mesmo caminho.

É verdade que os modelos mais vendidos no Brasil ainda são os hatches, mas é possível notar que há um movimento para mudar essa antiga regra. Basta verificar que o VW Polo, o modelo mais emplacado nos seis primeiros meses do ano, teve 66% do volume comercializado em vendas diretas, ou seja, para locadoras, frotistas e empresas. As vendas ao consumidor pessoa física estão diminuindo cada vez mais neste segmento.

O curioso é que o consumidor brasileiro reclama do preço do modelo de entrada, que começa de cerca de R$ 65 mil. O que vai acontecer se a onda dos SUVs de entrada realmente tomar conta do mercado? A pergunta se faz por um simples motivo, pois tudo que remete aos SUVs significa preços mais elevados.

Mas o consumidor que se prepare, pois algumas novidades no segmento de SUVs de entrada estão programadas para os próximos meses e anos. A Citroën, que já tem o C3 Aircross, prepara o lançamento do Basalt, o SUV cupê que tem lançamento previsto para agosto.

A Volkswagen vai usar a plataforma MQB, a mesma do hatch Polo, para fazer um novo SUV compacto, um modelo de entrada no segmento, que será produzido na fábrica de Taubaté. O lançamento está previsto para 2025.

A General Motors também quer surfar na onda e prepara o modelo que vem sendo chamado de “SUV do Onix”. O novo SUV de entrada da marca vai aproveitar algumas partes da carroceria do hatch, e terá a missão de enfrentar o Fiat Pulse e o VW Nivus. O modelo será produzido na fábrica de Gravataí (RS) e tem seu lançamento previsto para 2026.

A Fiat não fica de fora e também quer um modelo de entrada diferente, que pode substituir em uma só tacada o Mobi e o Argo. Trata-se de um modelo de formas quadradas, possivelmente baseado no novo Fiat Panda, um hatch com estilo de SUV, que na Itália vai ganhar uma geração eletrificada.

Com o lançamento do Grande Panda na Europa, Fiat Uno vai voltar a ser fabricado no Brasil?
Grande Panda Foto: Divulgação

A Renault que já tem o Stepway, o Kardian e o Duster também prepara um novo modelo de entrada para o segmento de SUVs compactos, ampliando ainda mais seu portfólio.

E vem muito mais por aí, pois, apesar de terem preços mais elevados, os SUVs cativam os corações dos consumidores brasileiros. É difícil encontrar um que não queira um exemplar desse tipo na garagem de casa, mesmo que seja um modelo de entrada.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas