Uma dúvida muito comum de quem tem carro flex é sobre como fazer para obter o melhor desempenho. Qual combustível garante a melhor performance: etanol ou gasolina? Certamente, o melhor em termos de otimização do desempenho é o combustível derivado da cana de açúcar.
O etanol apresenta maior consumo, porém, ele tem maior octanagem que a gasolina. Isso permite que a regulagem eletrônica do motor consiga calibrá-lo com o máximo de desempenho, Claro que com etanol o consumo será maior, obrigando o motorista a abastecer mais vezes. O consumo do carro abastecido com etanol é de cerca de 25% a 35% maior do que com gasolina.
Tem muita gente que afirma que a diferença de consumo entre os dois combustíveis é de 30%, mas existem alguns fatores que influenciam neste percentual, desde o projeto do motor à qualidade do etanol e da gasolina. Portanto, no que diz respeito ao desempenho do carro flex, não tenha dúvida, pois a melhor opção é mesmo o etanol.
Mas, prepare-se para pagar um pouco mais por isso, pois, por menor que seja o preço do etanol em relação à gasolina, você sempre vai pagar um pouco mais pelo quilômetro rodado. Mas se você quiser um pouco de desempenho sem prejudicar a autonomia, a solução é abastecer o tanque com metade de etanol e metade de gasolina.
Fazendo isso, pode ter certeza que o motor não vai reclamar, pois foi projetado para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. E seu carro, certamente, vai ganhar em desempenho sem ter um aumento significativo no consumo.
Se você gostou de mais essa dica que revela que o etanol proporciona o melhor desempenho ao motor flex, não deixe de ativar o sininho, curtir o vídeo e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado sobre novos conteúdos, ficando por dentro de tudo o que acontece no setor automotivo. E lembre-se que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM no YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes