Mesmo quem não é grande fã de picapes talvez se renda à proposta da Ram Rampage, em especial na versão R/T (R$ 277.490). Ela parte da construção monobloco da Toro e mantém praticamente a mesma distância entre-eixos: 2,99m versus 2,99m.
Significa, claro, nenhuma mudança interna em termos de espaço para cabeças, pernas e ombros dos quatro passageiros e do motorista. As diferenças começam no desenho da carroceria da Ram Rampage com grade do radiador imponente, capô elevado, faróis afilados de LED e para-choque de desenho robusto, que inclui faróis de neblina do mesmo modo de LED.
De perfil, o desenho da Ram Rampage é ainda mais chamativo pelo teto pintado de preto, mesma cor nas rodas de 19 polegadas (pneus 235/55 R19), e o avantajado adesivo R/T nos extremos dos para-lamas traseiros. Atrás, as lanternas bem dimensionadas trazem uma bandeira americana estilizada, abertura da tampa com amortecimento e uma saída de escapamento em cada extremidade na cor preta.
Uma vantagem da Ram Rampage em relação à Toro é o volume da caçamba – 980 litros – em razão das laterais mais altas e o maior comprimento total (5,02m versus 4,94m). De série, vem com protetor, porém, sem divisórias internas, nem capota marítima. A capacidade de carga, incluídos os cinco ocupantes, é de 750kg.
Diferença mais marcante aparece no desempenho. Motor da Ram Rampage R/T, um turbo a gasolina de 2.0 litros, entrega 270cv e 40,8kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de nove marchas, tração 4x4 com distribuição de 50% para cada eixo, mas sem a reduzida tradicional. Para um veículo de 1.917kg de massa total e deste porte a aceleração informada surpreende com 0 a 100km/h em 6,9 s (consegui 6,8 s pelo velocímetro do Google Maps). Com pneus de série adequados, a fábrica declara velocidade máxima de 220km/h.
O motorista tem à disposição na Ram Rampage R/T banco com regulagens elétricas (opcional para o passageiro). Mesmo sem carga as suspensões com molas helicoidais nas quatro rodas oferecem relativamente bom conforto de marcha. Fica a desejar o diâmetro de giro de 12m, um pouco melhor que o da Toro (12,2m), que dificulta manobras em geral e para estacionar por si só mais difíceis pelas dimensões da picape.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas