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COLUNA DO CALMON

Porsche 718 Cayman GTS é escolha prazerosa

O cupê esporte raiz de dois lugares, com motor central, foi lançado em 2005, e impressiona pelo desempenho e dirigibilidade

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O Porsche 718 Cayman GTS é um cupê esporte raiz de dois lugares, com motor central traseiro, lançado em 2005
O Porsche 718 Cayman GTS é um cupê esporte raiz de dois lugares, com motor central traseiro, lançado em 2005 Foto: Porsche/Divulgação

A Porsche foi o primeiro fabricante a adotar um motor turbo viável. Antes houve tentativas da Oldsmobile e da BMW, que não deram certo. Até que chegou o Salão de Paris de 1974 e o lançamento do 911 Turbo 3.0 litros com “apenas” 264cv. Já o 718 Cayman GTS é um cupê esporte raiz de dois lugares, com motor central traseiro, lançado em 2005.

Até a geração anterior à atual, o motor era um turbo, agora substituído por um seis cilindros horizontais opostos três a três de aspiração natural, 4.0 litros, 400cv a 7.000rpm e 42,8kgfm entre 5.000rpm e 6.500rpm com câmbio manual de seis marchas. Acelera até 100km/h em 3,9 segundos, ótima marca.

Porsche 718 Cayman GTS 4.0 vermelho de lateral estática no estúdio
Modelo tem linhas aerodinâmicas e performance esportiva Foto: Porsche/Divulgação

Em poucas palavras, o oposto da maioria de hoje com motores turbo e câmbios automáticos até em carros esporte. E essa é a primeira ótima impressão do Porsche Cayman. O motor sobe de giros parecendo não ter fim até o corte automático a 7.800rpm. A precisão do câmbio manual com ótimos engates só empolga. Se o motorista gosta de efetuar curvas muito rápidas se sentirá totalmente à vontade. Pode-se escolher entre quatro modos de condução por meio de um botão rotativo logo abaixo do raio direito do volante: normal, sport, sport plus e individual. Sport plus é para quem sabe muito bem o que explorar em um automóvel.

O quadro de instrumentos do Porsche Cayman tem ótima visibilidade. Já o comando do freio de estacionamento fica do lado esquerdo, ao lado da chave de ignição e partida, porém, sem o recurso do auto-hold, a ativação automática nas paradas. Volante, de dimensões perfeitas, comanda uma caixa de direção incrivelmente precisa e com assistência elétrica ideal.

Porsche 718 Cayman GTS 4.0 vermelho interior painel volante no asfalto
O quadro de instrumentos tem ótima visibilidade e a retenção do banco do motorista ajuda muito em curvas Foto: Porsche/Divulgação

Retenção do banco do motorista ajuda muito em curvas e o grau de dureza é o necessário para qualquer tocada rápida e longas viagens. Em capítulo à parte, estão a potência e precisão dos freios, sempre ponto de honra para a Porsche. Por fim, há dois porta-malas no Porsche Cayman: dianteiro, de 150 litros, e traseiro, de 120 litros. Para viagens curtas e médias dão conta do recado. Preço: R$ 680 mil.

Porsche 718 Cayman GTS 4.0 vermelho de traseira em movimento no asfalto
Motor é um seis cilindros de aspiração natural, 4.0 litros, 400cv e 42,8kgfm de torque Foto: Porsche/Divulgação

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