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Volkswagen eleva investimentos e aposta mais em híbridos que elétricos

Colunista do Vrum comenta investimento anunciado pela Volkswagen no Brasil e cita alguns produtos que serão lançados até 2028

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Volkswagen anuncia seus modelos Nivus e T-Cross na versão Sense
Volkswagen anuncia seus modelos Nivus e T-Cross na versão Sense Foto: Fabian Bimmer/Reuters

A Volkswagen antecipou seus planos para o País e elevou o total investido, que antes era de R$ 7 bilhões até 2026, para R$ 16 bilhões até 2028. Esse montante inclui 16 lançamentos e quatro modelos inéditos no mercado brasileiro. A VW não revelou quais são os produtos inteiramente novos, além das evoluções periódicas dos produtos atuais.

O presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, marcou o posicionamento mercadológico em encontro com a imprensa. “A estratégia do Brasil não pode ser igual à chinesa, que deu prioridade ao carro elétrico. Acreditamos no motor flex e não está nos planos uma mudança radical, pois aumentaria demais os custos de produção. O flex é um ativo do país e um híbrido desse tipo faz mais sentido.”

Veículos elétricos (VE) não estão incluídos nessa rodada de investimentos em manufatura pois a previsão é apenas para 2030, embora a empresa vá importar pelo menos mais um VE até 2028. A Volkswagen contempla investimentos em todas as suas quatro fábricas, inclusive a de motores em São Carlos (SP), onde será produzido o novo TSI de 1,5 litro flex que atende aplicação híbrida.

Produtos que a Volkswagen vai lançar até 2028

Volkswagen anuncia investimento de R$ 9 bilhões e 16 lançamentos até 2028.
Volkswagen Tarok Foto: Divulgação

O modelo para São José dos Pinhais (PR) deverá ser uma picape intermediária na mesma faixa da Ram Rampage e da Toro. Talvez o nome Tarok seja o escolhido, mas de porte maior que o protótipo exibido no Salão do Automóvel de 2018. São Bernardo do Campo (SP) estará comprometida com a nova arquitetura híbrida flex MEB Hybrid e dois produtos inéditos.

Possobom adiantou que também haverá um modelo somente com motor a combustão em São Bernardo. Quem sabe uma Saveiro de cabine dupla e quatro portas, hoje apenas com duas portas? A concorrente direta Fiat Strada, líder absoluta, tem 60% de suas vendas concentradas nas de quatro portas. Um segundo novo produto será híbrido flex, talvez baseado no Volkswagn Virtus.

Para Taubaté (SP) tudo indica um inédito SUV compacto que será bem diferente do crossover Nivus. O executivo descartou a entrada da Volkswagen no segmento de subcompactos, onde concorrem apenas Kwid e Mobi.

Esta semana o banco estatal BNDES aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para Volkswagn desenvolver produtos “alinhados à sustentabilidade, à eficiência e à transição energética para os próximos anos”. Valor meramente simbólico: apenas 3,1% do investimento total do fabricante.