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Coluna do Calmon

Renault Kardian: preço competitivo e arquitetura bastante evoluída

Com bom vão livre em relação ao solo, SUV compacto com jeito de hatch chega para competir com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus

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Renault Kardian chega para competir no concorrido segmento de SUVs de entrada
Renault Kardian chega para competir no concorrido segmento de SUVs de entrada Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

A Renault investiu para valer e juntou modernidade, estilo e desempenho no inteiramente novo SUV compacto: o Renault Kardian. Aparenta ares de hatch com altura de rodagem elevada, mas isso pouco impactou no visual típico que tem atraído cada vez mais compradores no Brasil e no mundo. Graças aos 209mm de vão livre do solo, é o mais alto (1.595mm) que concorrentes como Fiat Pulse e VW Nivus (este se trata de SUV cupê).

Renault Kardian 2025 Première Edition.
Renault Kardian Première Edition Foto: Renault/Divulgação

O carro se baseia na nova Renault Group Modular Platform e teve participação total da filial brasileira. Entre os recursos práticos do Renault Kardian estão as barras de teto que podem ser usadas tanto no sentido longitudinal quanto transversal. Também apresenta a maior distância entre-eixos (2,60m) deste segmento, para conforto de quem senta tanto atrás quanto na frente, e bom volume de porta-malas (358 litros VDA).

Capô alto, grade do radiador, faróis principais, de neblina e luzes de rodagem diurna em três planos formam um conjunto moderno, complementados por lanternas traseiras no formato semibumerangue e um aplique no para-choque que esconde a saída do escapamento.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto de frente chapada em movimento no asfalto
Faróis principais, de neblina e luzes de rodagem diurna em três planos formam um conjunto moderno Foto: Renault/Divulgação

Por dentro, chama atenção a posição de dirigir do Renault Kardian, com o banco do motorista regulável em altura até bem próximo do assoalho, ao contrário de outros SUVs. Destaques para a alavanca de câmbio do tipo joystick e o freio de estacionamento eletromecânico de autoimobilização nas paradas.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto de traseira em movimento no asfalto
Lanternas traseiras em formato de C e para-choque estilizado Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

Tela multimídia de oito polegadas tem pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregamento por indução para smartphone com refrigeração e quatro portas de entrada USB C (duas atrás e duas na frente). Faltam saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto interior painel volante bancos dianteiros estático no asfalto
Acabamento interno com plástico em diferentes texturas e bancos revestidos em couro e tecido, mas a partir da versão intermediária Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

O Kardian tem seis airbags e 13 sistemas de assistência ao motorista (ADAS, em inglês), destacando-se frenagem automática de emergência.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto interior banco traseiro estático no estúdio
Banco traseiro acomoda dois adultos e uma criança Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

No primeiro contato com o Renault Kardian no entorno de Gramado (RS), notei o ótimo estreante motor três cilindros 1.0 turbo flex, 120cv (g)/125cv (e), e torques de 20,4kgfm (g)/22,4kgfm (e), que trabalha bem afinado com o câmbio automatizado de duas embreagens a banho de óleo e seis marchas.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto interior porta-malas estático no estúdio
Porta-malas do Renault Kardian tem 358 litros de capacidade volumétrica Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

Ronco típico do motor interfere pouco no índice interno de articulação, porém, é inevitável o nível de vibrações superior a um quatro-cilindros. Não detectei situações de hesitação em acelerações repentinas e há borboletas para troca manual de marchas atrás do volante. Apesar da altura de rodagem, as suspensões bem calibradas fazem um bom trabalho, sem sustos.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto cofre do motor estático no estúdio
Motor 1.0 turbo gera 125cv de potência e garante bom desempenho Foto: Renault/Divulgação

As três versões custam R$ 112.790 (Evolution), R$ 122.990 (Techno) e R$ 132.790 (Premiere Edition).

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto detalhe do teto com barras transversais no calçamento
As barras do rack de teto podem ser colocadas na posição transversal também Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

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