A Jeep não se acomodou na liderança de mercado de seus dois SUVs, de cinco e sete lugares (este também com versão de cinco lugares): ao final de 2023, o médio-compacto Compass detinha 42% de participação, e o médio-grande Commander, 22%. Ambos à frente dos concorrentes diretos da Toyota, Corolla Cross e SW4, respectivamente. Compass tem liderança folgada, porém, o Commander é seguido de perto pelo SW4 e o GWM Haval H6.
Ambos os modelos 2025 agora oferecem um motor a gasolina (importado), que vira o jogo em termos de desempenho, nas versões de topo Blackhawk. Trata-se da mesma unidade importada Hurricane da picape Ram Rampage, 2.0 litros turbo, 272cv e 40,8kgfm de torque. O câmbio é automático epicíclico de nove marchas.
No lançamento em Punta del Leste, Uruguai, com cronometragem eletrônica a bordo, o Compass acelerou de 0 a 100km/ em empolgantes 6,76 segundos, e o Commander, por ser maior e ter mais massa, cravou 7,32 segundos. São os mais rápidos de seus respectivos segmentos.
Os motores a diesel (importado) de 170cv/35,7kgfm e o turbo flex produzido no Brasil de 185cv/27,5kgfm continuam em ambos os modelos. Os câmbios são sempre automáticos de nove e seis marchas, respectivamente.
A inédita versão de topo Blackhawk é a mais atraente, mas todas as outras seis receberam nova grade do radiador e rodas de liga leve de 18 ou de 19 polegadas. Especificamente nesta versão, a grade tem acabamento em cromo escurecido, pinças dianteiras pintadas em vermelho e bancos revestidos em camurça e couro.
Ambos os bancos dianteiros oferecem ajuste elétrico (no Commander, duas memórias para o do motorista). Abertura elétrica da tampa do porta-malas tem sensor de presença (chute por baixo do para-choque). O modelo de maior porte oferece 158mm a mais na distância entre-eixos e se destaca pelo amplo espaço interno tanto nas versões de cinco quanto de sete lugares.
Um avanço importante em segurança é o sistema ativo de direção ao combinar centralizador de faixa de rolagem ao controlador automático de cruzeiro com função para e anda. No Compass, destacam-se detector de cansaço do motorista e o reconhecimento de placas de trânsito, incluindo alertas visual e sonoro ao se exceder velocidade máxima permitida.
De forma geral, a dirigibilidade de Compass e Commander sobressai pela ótima sensação ao volante, comportamento em curvas e os tradicionais recursos de ponta 4x4 para uso fora de estrada. A garantia em ambos os SUVs passou de três para cinco anos, sem limite de quilometragem, retroativa ao ano/modelo 2022 em diante.
Para quem não espera, carro também baixa de preço no Brasil. Os Jeeps Compass e Commander receberam cortes de R$ 5.000 a R$ 40.700. Compass: R$ 179.990 a R$ 279.990. Commander 5-lugares/7-lugares: R$ 217.990 a R$ 321.290.
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