UAI
COLUNA DO CALMON

Dia do Automóvel passou quase em branco no Brasil

Comemorada em 13 de maio, a data é uma referência ao registro da patente do primeiro automóvel do mundo, feito por Karl Benz

Publicidade
Triciclo patenteado por Karl Benz em 1886, o primeiro automóvel do mundo
Triciclo patenteado por Karl Benz em 1886, o primeiro automóvel do mundo Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Sem a menor dúvida, o automóvel está entre as paixões dos brasileiros e, por que não, também de boa parte das brasileiras. No mundo todo, aliás, com seus 1,3 bilhão de veículos leves em circulação, a data se refere ao dia 13 de maio de 1886. Neste dia foi patenteado pelo alemão Karl Benz o primeiro automóvel “útil” do mundo, embora seu compatriota Gottlieb Daimler no mesmo ano e sem se conhecerem concluiu o que depois se identificaria como motocicleta.

Ainda que essa história de pioneirismo seja a mais aceita, há referência ao “carro” a vapor do francês Nicolas-Joseph Cugnot, em 1769. E também outros precursores a exemplo do também alemão Siegfried Marcus, em 1870, que já tinha um motor a combustão, mas se tratava apenas de uma simples plataforma de carga. Os franceses também reivindicam a invenção por meio de Édouard Delamare-Deboutteville, em 1884. Ele também patenteou seu modelo, mas nunca foi produzido ou vendido.

A relação do brasileiro com o carro apareceu de modo explícito em recente pesquisa da consultoria Ernest&Young, que entrevistou 15 mil pessoas em 20 países. Segundo a EY, 88% dos respondentes brasileiros têm preferência por um veículo pessoal ao se deslocar para escola ou trabalho contra 80% da média mundial. Somente 56% utilizariam transporte público, enquanto a média mundial é de 62%.

O Portal do Trânsito e Mobilidade, de Curitiba (PR), chegou a sugerir boas maneiras de comemorar o Dia do Automóvel por meio de uma relação singela de iniciativas:

  • Faça um passeio de carro por lugares especiais;
  • Alugue um carro clássico por um dia para passear por sua cidade;
  • Visite exposições ou eventos automobilísticos;
  • Conheça o Museu do Automóvel da sua cidade ou visite uma que o tenha;
  • Compartilhe sua paixão por carros nas redes sociais;
  • Faça parte de um Clube do Automóvel.

Apesar de a agitação moderna da vida em sociedade, turbinada pelos automóveis, torne a maioria dos eventos desta relação difíceis de cumprir, não custa tentar. Deixar passar em branco parece injusto com um veículo que mudou a face do mundo. Ou, no mínimo, conte uma boa história até o fim desta semana nas redes sociais.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas