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COLUNA DO CALMON

911 Carrera GTS é destaque na linhagem Porsche

Modelo chega ao mercado brasileiro com novas opções de equipamentos e com motor seis cilindros biturbo de 480cv e 58,1kgfm de torque

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O Porsche 911 Carrera GTS acelera de 0 a 100km/h em declarados 3,4 segundos
O Porsche 911 Carrera GTS acelera de 0 a 100km/h em declarados 3,4 segundos Foto: Porsche/Divulgação

O preço, claro, está bem longe de caber no bolso da grande maioria de quem senta ao volante: R$ 1,055 milhão (fora opcionais). Isso, no entanto, povoa o sonho de entusiastas ao redor do mundo e não seria diferente no Brasil. O Porsche 911 Carrera GTS pode vir com vários dos equipamentos dos 911 Turbo e Turbo S, menos obviamente o motor mais potente e de maior torque de toda a linha (580cv e 76,4kgfm). O GTS se contenta com “apenas” 480cv e 58,1kgfm do mesmo biturbo de 3.7 litros e seis cilindros horizontais opostos três a três.

Entretanto, sua aceleração de 0 a 100km/h em declarados 3,4 segundos deixa para trás não apenas automóveis comuns, porém, a maioria de tudo que se move sobre quatro rodas, inclusive outros carros esporte. O motor posicionado atrás do eixo traseiro é herança imutável desde que a marca foi fundada em 1948.

Porsche 911 Carrera GTS modelo 2024 cinza escuro de traseira em movimento na estrada asfaltada com mar ao fundo
Porsche 911 Carrera GTS tem rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, além de imensa asa traseira opcional pintada de preto Foto: Porsche/Divulgação

Uma configuração única no mercado e mesmo assim apresenta comportamento em curvas excelente, perdendo apenas nesse quesito para a configuração de motor central-traseiro de alguns carros superesportes atuais. Mas, acredite, é por bem pouco, após rodar em ruas e estrada por uma semana.

Conjunto de rodas e pneus do Porsche 911 Carrera GTS é o mesmo do Turbo S, de 20 e 21 polegadas, frente e traseira, respectivamente, porém, nada chama mais atenção do que a imensa asa traseira opcional pintada de preto.

No interior, há o refinamento típico da marca alemã, com materiais de acabamento de alto nível, além do interruptor de ignição/partida acionado pela mão esquerda no painel como todo Porsche. Há também o botão giratório acoplado ao raio do volante para mudar o modo de desempenho, mas isso vem direto da F-1 e adotado pelos Ferrari de rua com seu “manettino” (alavanquinha, em português) desde o F430, de 2004.

Porsche 911 Carrera GTS modelo 2024 cinza escuro interior painel volante e bancos dianteiros estático no estúdio
Interior com acabamento refinado e botão giratório acoplado ao raio do volante para mudar o modo de desempenho Foto: Porsche/Divulgação

Por último, mas não menos importante, devo ressaltar precisão de direção e incrível potência de frenagem e resistência à perda de eficiência dos freios de qualquer Porsche, este último um reconhecido ponto de honra dos produtos criados em Stuttgart. O primeiro Porsche 911 GTS híbrido chegará aqui no primeiro semestre de 2025.

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