O preço, claro, está bem longe de caber no bolso da grande maioria de quem senta ao volante: R$ 1,055 milhão (fora opcionais). Isso, no entanto, povoa o sonho de entusiastas ao redor do mundo e não seria diferente no Brasil. O Porsche 911 Carrera GTS pode vir com vários dos equipamentos dos 911 Turbo e Turbo S, menos obviamente o motor mais potente e de maior torque de toda a linha (580cv e 76,4kgfm). O GTS se contenta com “apenas” 480cv e 58,1kgfm do mesmo biturbo de 3.7 litros e seis cilindros horizontais opostos três a três.
Entretanto, sua aceleração de 0 a 100km/h em declarados 3,4 segundos deixa para trás não apenas automóveis comuns, porém, a maioria de tudo que se move sobre quatro rodas, inclusive outros carros esporte. O motor posicionado atrás do eixo traseiro é herança imutável desde que a marca foi fundada em 1948.
Uma configuração única no mercado e mesmo assim apresenta comportamento em curvas excelente, perdendo apenas nesse quesito para a configuração de motor central-traseiro de alguns carros superesportes atuais. Mas, acredite, é por bem pouco, após rodar em ruas e estrada por uma semana.
Conjunto de rodas e pneus do Porsche 911 Carrera GTS é o mesmo do Turbo S, de 20 e 21 polegadas, frente e traseira, respectivamente, porém, nada chama mais atenção do que a imensa asa traseira opcional pintada de preto.
No interior, há o refinamento típico da marca alemã, com materiais de acabamento de alto nível, além do interruptor de ignição/partida acionado pela mão esquerda no painel como todo Porsche. Há também o botão giratório acoplado ao raio do volante para mudar o modo de desempenho, mas isso vem direto da F-1 e adotado pelos Ferrari de rua com seu “manettino” (alavanquinha, em português) desde o F430, de 2004.
Por último, mas não menos importante, devo ressaltar precisão de direção e incrível potência de frenagem e resistência à perda de eficiência dos freios de qualquer Porsche, este último um reconhecido ponto de honra dos produtos criados em Stuttgart. O primeiro Porsche 911 GTS híbrido chegará aqui no primeiro semestre de 2025.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas