O porte de sedã grande, 4,80m de comprimento e 2,92m de distância entre-eixos, garante espaço muito bom, em especial para os três passageiros do banco traseiro do BYD Seal. Estes contam com assoalho plano e confortável grau de inclinação do encosto. Seu estilo mais esportivo é bastante agradável, embora a inspiração para a seção dianteira reflita as linhas do elétrico Taycan, da Porsche.
Na traseira, há um arranjo moderno e interligado das lanternas, mas um número excessivo de emblemas-logotipos (inclusive um que indica aceleração de 0 a 100 em 3,8 s) e decoração de para-choque que apenas imita um extrator de ar. O visual do BYD Seal é o de sedã-cupê moderno e com rodas de 19 polegadas de desenho arrojado. Porta-malas oferece volume de 400 litros (sem informação se segue a norma VDA) e mais 53 litros sob o capô para alojar o carregador portátil e seu cabo.
Atmosfera na cabine do BYD Seal destaca-se pelo grande teto solar panorâmico e a enorme tela giratória de 15,6 polegadas. Entretanto, esta inclui os comandos do ar-condicionado (com purificador de íons negativos), que desviam atenção do motorista para uma simples regulagem. Freio de estacionamento é eletromecânico.
A distância livre do solo de apenas 12cm exige cuidado adicional em obstáculos e desníveis em rampas. Parte inferior, porém, está bem protegida, porque a bateria Blade e o chassi estão integrados pela primeira vez em um modelo BYD.
Desempenho do BYD Seal é forte graças aos motores dianteiro e traseiro que juntos entregam 531cv e 60,2kgfm de torque. Como todo elétrico, o comportamento em curvas sobressai. Destaco ainda precisão de direção e potência de frenagem.
Em viagem de avaliação por estradas as ultrapassagens foram bastante tranquilas. Alcance médio (padrão Inmetro) é de 372 quilômetros, mas convém não abusar do acelerador. Com apenas 5 segundos de pé no fundo, o alcance diminuiu em 6 quilômetros.
Apesar do preço competitivo de R$ 296.800, o BYD Seal sofreu forte queda de vendas de 65% entre janeiro e maio. Recuo geral da comercialização de elétricos pode ser em razão das exigências do Corpo de Bombeiros de São Paulo sobre instalação de carregadores nas garagens de prédios. O tema está em revisão.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion; lançamentos, testes e dicas