UAI
Coluna do Calmon

BYD Seal: estilo e espaço como maiores destaques

Sedan elétrico da marca chinesa lembra modelo da Porsche e agrada pelo bom desempenho proporcionado pelos motores elétricos que somam 531cv

Publicidade
Veículo chega com posicionamento intermediário dentro da gama da BYD
Veículo chega com posicionamento intermediário dentro da gama da BYD Foto: BYD/Divulgação

O porte de sedã grande, 4,80m de comprimento e 2,92m de distância entre-eixos, garante espaço muito bom, em especial para os três passageiros do banco traseiro do BYD Seal. Estes contam com assoalho plano e confortável grau de inclinação do encosto. Seu estilo mais esportivo é bastante agradável, embora a inspiração para a seção dianteira reflita as linhas do elétrico Taycan, da Porsche.

BYD Seal preto de frente em movimento
BYD Seal, carro elétrico importado da China Foto: BYD Seal, carro elétrico importado da China

Na traseira, há um arranjo moderno e interligado das lanternas, mas um número excessivo de emblemas-logotipos (inclusive um que indica aceleração de 0 a 100 em 3,8 s) e decoração de para-choque que apenas imita um extrator de ar. O visual do BYD Seal é o de sedã-cupê moderno e com rodas de 19 polegadas de desenho arrojado. Porta-malas oferece volume de 400 litros (sem informação se segue a norma VDA) e mais 53 litros sob o capô para alojar o carregador portátil e seu cabo.

Atmosfera na cabine do BYD Seal destaca-se pelo grande teto solar panorâmico e a enorme tela giratória de 15,6 polegadas. Entretanto, esta inclui os comandos do ar-condicionado (com purificador de íons negativos), que desviam atenção do motorista para uma simples regulagem. Freio de estacionamento é eletromecânico.

A distância livre do solo de apenas 12cm exige cuidado adicional em obstáculos e desníveis em rampas. Parte inferior, porém, está bem protegida, porque a bateria Blade e o chassi estão integrados pela primeira vez em um modelo BYD.

Painel do BYD Seal
Interior do BYD Seal é moderno, com tela giratória para o multimídia Foto: BYD/Divulgação

Desempenho do BYD Seal é forte graças aos motores dianteiro e traseiro que juntos entregam 531cv e 60,2kgfm de torque. Como todo elétrico, o comportamento em curvas sobressai. Destaco ainda precisão de direção e potência de frenagem.

Em viagem de avaliação por estradas as ultrapassagens foram bastante tranquilas. Alcance médio (padrão Inmetro) é de 372 quilômetros, mas convém não abusar do acelerador. Com apenas 5 segundos de pé no fundo, o alcance diminuiu em 6 quilômetros.

Interior com banco traseiro do carro elétrico BYD Seal
Banco traseiro do BYD Seal acomoda três passageiros com relativo conforto Foto: BYD/Divulgação

Apesar do preço competitivo de R$ 296.800, o BYD Seal sofreu forte queda de vendas de 65% entre janeiro e maio. Recuo geral da comercialização de elétricos pode ser em razão das exigências do Corpo de Bombeiros de São Paulo sobre instalação de carregadores nas garagens de prédios. O tema está em revisão.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion; lançamentos, testes e dicas