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COLUNA DO CALMON

Quem ganhou e quem perdeu no primeiro semestre do ano

Confira a participação dos modelos mais vendidos em seus respectivos segmentos nos primeiros seis meses do ano

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Fiat Mobi é atualmente o carro mais barato do Brasil
Fiat Mobi é atualmente o carro mais barato do Brasil Foto: Fiat/Divulgação

Na classificação entre os 16 segmentos do mercado brasileiro, estudo tradicional organizado desde 1999, a novidade é o desempenho dos híbridos e elétricos chineses entre os carros mais vendidos. O elétrico Seal, por exemplo, dominou quase 90% entre os sedãs grandes. BYD emplacou 21% entre os híbridos com o Song Plus, e 31% dos elétricos com o Dolphin. No entanto, todos os modelos elétricos somados representaram apenas 2,9% do total das vendas.

Volkswagen Polo Track 2023 cinza, de frente, estacionado em ladeira calçada com pedras, com cenário de montanhas ao fundo
Polo é, hoje, o carro mais vendido do país Foto: Volkswagen/Divulgação. Volkswagen Polo Track 2023.

Outros modelos predominantes no mercado que alcançaram mais de 50% de participação foram Toyota Corolla (72%), BMW Séries 3/4 (68%), Fiat Strada (56%) e Porsche 911 (54%). Ainda merecem destaques os BMW M2 e M3/M4, que somados responderam por 55% entre os esportivos.

As disputas pela liderança entre os carros mais vendidos continuaram muito fortes. Mas enquanto o VW Polo consolidou-se entre os compactos, outro produto da marca alemã por muito pouco deixou de seguir na ponta, pois o T-Cross somou 11,5% das vendas contra 11,2% do Hyundai Creta. Foram apenas 987 unidades de diferença no semestre ou 164 unidades por mês em média.

Toyota Corolla Altis de frente em movimento em rua residencial
Toyota Corolla domina o segmento de sedans médios há vários anos Foto: Toyota/Divulgação

Outras lutas equilibradas: Jeep Compass (31%) e Toyota Corolla Cross (30%) com uma diferença média de 157 unidades a cada mês. Os chineses, por seu lado, protagonizaram uma boa batalha entre os híbridos. Song Plus venceu o H6 por uma diferença mensal de 166 unidades. Dolphin Mini, entre os elétricos, ficou apenas dois pontos percentuais atrás do Dolphin, ou 92 unidades por mês ao longo do semestre. Graças à chegada do Dolphin Mini de cinco lugares, agora em agosto, o compacto deve liderar no balanço final de 2024.

Fiat Strada branco parado em fundo cinza
Fiat Strada lidera o segmento de comerciais leves, mas no geral perde posição para Polo Foto: Fiat / Divulgação

Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre-eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (oferta reduzida) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e de maior importância dentro do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Fiat Strada branco parado em fundo cinza
Fiat Strada lidera o segmento de comerciais leves, mas no geral perde posição para Polo Foto: Fiat / Divulgação

Confira os carros mais vendidos e suas respectivas participações em cada segmento

  • Hatch subcompacto: Mobi, 48%; Kwid, 38%; Dolphin Mini, 14%. Elétrico entra na disputa.
  • Hatch compacto: Polo, 26%; Onix, 19,4%; HB20/X, 18,7%; Argo, 17,7%; Yaris, 6%; C3, 4,5%; 208, 4,4%; City, 3%. Líder. Polo avançou.
  • Sedã compacto: Onix Plus, 30%; Cronos, 17%; Virtus, 15%; HB20S, 14,8%; Yaris, 10%; City, 6,2%; Versa, 6%; Logan, 1%. Onix Plus ainda firme.
  • Sedã médio-compacto: Corolla, 72%; Sentra,11%; Jetta, 7%. Corolla longe de ameaças.
  • Sedã médio-grande: BMW Série 3/4, 68%; Mercedes Classe C, 17%; Audi A5/S5/RS5, 5,5%. Mantida folga dos BMW.
  • Sedã grande: Seal, 87%; Panamera, 8%; Taycan, 3%. Elétrico Seal, amplo domínio.
  • Esportivo: BMW M2, 29%; BMW M3/M4, 26%; Mustang, 20%. BMW se impôs.
  • Esporte: 911, 54%; 718 Boxster/Cayman, 34%; Corvette, 4%. Território consolidado Porsche.
  • SUV compacto: T-Cross, 11,5%; Creta, 11,2%; Tracker, 10,6%; Kicks, 10,3%; Nivus, 9,5%; Renegade, 8,6%; HR-V, 8%; Fastback, 8%; Pulse, 7%; Tiggo 5x, 5%; Duster, 4%; T-Cross quase perde a ponta.
  • SUV médio-compacto: Compass, 31%; Corolla Cross, 30%; Tiggo 7, 13%. Compass sob ameaça.
  • SUV médio-grande: Song Plus, 19%; H6, 17%; SW4, 15%. Novo líder é híbrido plugável.
  • SUV grande: Cayenne, 21%; BMW X5/X6, 19%; XC90, 13%. Cayenne volta à ponta.
  • Picape pequena: Strada, 56%; Saveiro, 24%; Montana, 13%. Nada ameaça Strada.
  • Picape média (carga 1.000 kg): Toro, 23%; Hilux, 22%; Ranger, 13%. Toro por um fio.
  • Híbridos: Song Plus, 21%; H6, 19%; Corolla Cross, 15%. Liderança apertada.
  • Elétricos: Dolphin, 31%; Dolphin Mini, 29%; Ora 3%, 12%. Amplo domínio BYD.

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