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COLUNA DO CALMON

Novo polo de produção no Ceará suscita dúvidas

Montante anunciado por empresa, destinado ao investimento para a produção de carros híbridos na região seria incompatível com a proposta

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Fábrica da Troller no Ceará foi desativada e permanece à espera de um novo dono
Fábrica da Troller no Ceará foi desativada e permanece à espera de um novo dono Foto: Troller/Divulgação

A iniciativa era esperada desde que a Ford decidiu encerrar as atividades industriais no Brasil em janeiro de 2021. As instalações em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e em Camaçari (BA) já foram alienadas. Restava o terreno e uma pequena fábrica de onde saía o SUV raiz Troller já descontinuado. O governo cearense desapropriou a área em março, mas a marca levou o caso à Justiça e preferiu não se manifestar oficialmente.

Polo Industrial Automobilístico do Ceará.
Troller T4 Foto: Troller/Divulgação

O Grupo Comexport, de São Paulo (SP), que trabalha com exportação e importação, se interessou pelo projeto e reservou R$ 400 milhões (cerca de US$ 70 milhões). Trata-se de valor incompatível para investimentos que, segundo a empresa, “incluem seis modelos de nova energia (híbridos plugáveis em tomada e elétricos), para três marcas consagradas da indústria automobilística mundial”, afirmou o sócio e vice-presidente comercial, Rodrigo Teixeira.

Planos concretos serão anunciados em 2025. Trata-se de uma empresa de serviços e tem entre seus clientes Mercedes-Benz, Toyota e Volvo. No seu site identifica-se assim: “Fundada em 1973, a Comexport é a maior empresa de comércio exterior do Brasil com ampla experiência nos processos operacional, logístico, tributário, aduaneiro e financeiro”.

Obviamente, nenhum dos três clientes se pronunciou. Planos industriais envolvem investimentos superiores àquele montante.

Por enquanto, apenas a Neta Auto anunciou produção no Brasil. A Toyota vai colocar à venda sua fábrica em Indaiatuba (SP), pois está transferindo a produção do Corolla para Sorocaba (SP). Especula-se que esta chinesa poderia se interessar pela fábrica no Ceará. Quanto às “três marcas consagradas” citadas é preciso esperar para ver.

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