Previsão de recuperação tão lenta foi feita pela Bright Consulting e está alinhada com outros estudos, inclusive da Anfavea. O País chegou a estar entre os quatro maiores mercados do mundo de veículos leves e pesados, no início da década passada. Depois caiu para décimo.
Há algumas explicações. A principal está nos estímulos fiscais que funcionaram bem até atingir o pico de vendas em 2012 (3,8 milhões de unidades) e um recuo de 1% em 2013. No entanto, não se tratava de crescimento saudável e muito menos sustentável do ponto de vista econômico. Queda era previsível em razão de desequilíbrios fiscais e crise política que se sucederam. Chegou ao fundo do poço em 2022 com a pandemia de covid-19: 2.104 milhões, queda de 45% em 10 anos.
A expectativa da consultoria, sediada em Campinas (SP), é de 2,46 milhões de unidades neste ano (varejo apenas). Segundo seu presidente, Paulo Cardamone, “a evolução depende de maior crescimento econômico e de renda”. Sua previsão, em cenário de altas taxas de juros, é de 3,2 milhões de vendas em 2030, no varejo de veículos zero-km, só alcançando volumes equivalentes a 2012 após 2032.
Na minha avaliação ainda é possível que em 2032 o mercado brasileiro, incluindo o atacado com vendas para pessoas jurídicas (CNPJ) e hoje muito mais ativo comparado a 2012, volte para algo perto do volume recorde de duas décadas antes. Dependerá de crescimento econômico do País e do dinamismo do próprio mercado, hoje o sexto maior do mundo.
Outra previsão da empresa: 72% das vendas deverão ser a soma de híbridos básicos (40%), plenos (12%), plugáveis (8%) e elétricos (12%). Motores a combustão responderão por 28%. A Fiat lança na próxima semana os SUVs Pulse e Fastback, pioneiros dos híbridos básicos flex fabricados no Brasil. Batizados de Bio-Hybrid, têm bateria adicional de lítio 12 Volts, substituem alternador e motor de partida por uma máquina elétrica de 4 cv e permitem um sistema liga-desliga silencioso do motor tricilindro turbo flex 1-litro. Preço e ganho em consumo serão revelados na próxima semana.
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