Seu estilo apresenta soluções audaciosas desde os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, ao desenho das rodas e até o capô com leve depressão central. O SUV da Kia apresenta dimensões generosas: 4.615 mm de comprimento, 2.750 mm de entre-eixos, 1.875 mm de largura e 1.715 mm de altura. Por dentro algumas surpresas: extensão lateral do banco do passageiro da frente que se alarga em direção ao motorista, função apenas estética; saídas de ar-condicionado na coluna central para o compartimento traseiro; tomadas USB-C à meia altura dos encostos dos bancos dianteiros (passageiros atrás não precisam se contorcer ao iniciar recarga de celulares). Destacam-se os materiais de acabamento.
Também há inédita recarga por indução para a chave eletrônica de acesso ao interior e ao porta-malas. Na haste na coluna de direção ficam o botão de partida e outro giratório para selecionar as duas únicas marchas de modo diferente, porém lógico: D (para a frente) e R (para trás). Duas telas gêmeas de 12,3 pol. unem quadro de instrumentos e multimídia. Abertura das portas é pouco prática, apesar da maçaneta externa retrátil. Capacidade do amplo porta-malas de 513 litros soma-se ao compartimento sob o capô de 67 litros. Capacidade de carga indicada pelo fabricante: 389 kg, baixa para seu porte.
O EV-5 tem massa de 2.141 kg e um único motor dianteiro de 215 cv e 31,6 kgf·m. Tanto no uso urbano quanto em estrada, o seu comportamento dinâmico foi bom, em especial direção precisa e freios potentes. A Kia informa aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 s e máxima de 185 km/h. Bateria de 88 kW·h para alcance médio, padrão Inmetro, de 402 km. Tempo de recarga de 1h23m com carregador DC de 50 kW.
Preço: R$ 399.990 (versão única, Land).
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