UAI

Fiat Strada volta ser o modelo mais valorizado no Brasil

Vencedora do IX Selo Maior Valor de Revenda Autos, picape compacta da Fiat valorizou 9,8% após um ano de uso

Publicidade
Fiat Strada permanece na 1ª posição do ranking  de emplacamentos do mês de maio
Fiat Strada permanece na 1ª posição do ranking de emplacamentos do mês de maio Foto: Fiat Strada permanece na 1ª posição do ranking de emplacamentos do mês de maio

Imagine você comprar um carro zero e depois de um ano ele valer mais do que você pagou. Essa é a realidade do mercado nos dois últimos anos, constatada no Estudo da Autoinforme que define os ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda. E a Fiat Strada foi a grande vencedora da certificação em 2022, registrando uma valorização de 9,8%.

É a segunda vez que a picape Fiat Strada vence a certificação nesses 21 anos em que é feito o levantamento dos preços: a primeira foi em 2005, com uma depreciação de 5,7%. Mas é a primeira vez que a Fiat ganha o troféu principal depois que a Autoinforme, em parceria com a Textofinal, passou a realizar os eventos de premiação, em 2014.

O VRUM já comparou a nova Fiat Strada com a picape Fiorino. Curta o vídeo!

https://youtu.be/_mqQxflHHX0

Além do Campeão Geral, receberam a Certificação este ano 18 ganhadores por categoria. A Fiat ganhou também na categoria Entrada, com o Mobi, que teve uma valorização de 8,6%. A GM foi a marca que obteve o maior número de troféus este ano, quatro, nas categorias Hatch Compacto, com o Onix (+7,4%), Hatch Médio, com o Cruze (+3,6%), Monovolume/Minivan, com a Spin (+4,1%), e Picape Média, com a S10, que valorizou 9,2%.

A Volkswagen emplacou três: Sedã Compacto, com o Virtus (+6,7%), SUV de Entrada, com o Nivus (+6,0%) e SUV Médio, com o Taos (+7,9%).

A Hyundai ficou com o troféu da categoria Sedã de Entrada, com o HB20S, que valorizou 5,2%, a Porsche ganhou na categoria Sedã Médio, com o Macan (+9,0%), a Caoa Chery ficou com o troféu do SUV Compacto, com o Tiggo 5X (+4,7%), e a Jeep com o SUV Grande, com o Commander (+6,1%).

Neste ano, foram premiadas quatro categorias de eletrificados. O Audi E-tron foi o campeão na categoria Elétrico acima de R$ 300 mil, e o Renault Zoe em elétrico até R$ 300 mil. Na categoria Híbrido de até R$ 500 mil, o ganhador foi o Toyota Corolla (+4,4%), e no Híbrido acima de R$ 500 mil o troféu ficou com o Volvo XC90, com valorização de 1,7%.

Ganhadores por categoria

EntradaFiat Mobi8,6%
Hatch CompactoChevrolet Onix7,4%
Hatch MédioChevrolet Cruze3,6%
Monovolume/MinivanChevrolet Spin4,1%
Picape MédiaChevrolet S109,2%
Sedã EntradaHyundai HB20S5,2%
Sedã CompactoVolkswagen Virtus6,7%
Sedã MédioPorsche Macan9,0%
SUV EntradaVW Nivus6,0%
SUV CompactoCaoa Tiggo 5X4,7%
SUV MédioVolkswagen Taos7,9%
SUV GrandeJeep Commander6,1%
Híbrido -R$ 500 milToyota Corolla4,4%
Híbrido +R$ 500milVolvo XC901,7%
Elétrico +R$ 300milAudi E-tron0,4%
Elétrico até R$ 300milRenault Zoe-0,2
Campeão GeralFiat Strada9,8%
Fonte: Autoinforme

Os campeões de 2001 a 2022

ANOMODELOÍNDICE %
2001Fiat Palio-7,2
2002Fiat Palio-7,9
2003Fiat Palio-6,7
2004Chevrolet Celta-5,9
2005Fiat Strada-5,1
2006Fiat Uno-7,4
2007Chevrolet Celta-6,6
2008Chevrolet Celta-8,9
2009Chevrolet Celta-11,6
2010Chevrolet Celta-10,3
2011Chevrolet Celta-9,7
2012Chevrolet Celta-10,7
2013Fiat Uno -8,8-8,8
2014Chevrolet Onix -8,5
2015Chevrolet Onix -7,6
2016Honda HR-V -4,5
2017Honda HR-V-8,8
2018Jeep Compass-7,3
2019Toyota Yaris-7,1
2020Chevrolet Onix Plus-7,6
2021Hyundai HB20+17,2
2022Fiat Strada+9,8
Fonte: Autoinforme

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas