Imagine você comprar um carro zero e depois de um ano ele valer mais do que você pagou. Essa é a realidade do mercado nos dois últimos anos, constatada no Estudo da Autoinforme que define os ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda. E a Fiat Strada foi a grande vencedora da certificação em 2022, registrando uma valorização de 9,8%.
É a segunda vez que a picape Fiat Strada vence a certificação nesses 21 anos em que é feito o levantamento dos preços: a primeira foi em 2005, com uma depreciação de 5,7%. Mas é a primeira vez que a Fiat ganha o troféu principal depois que a Autoinforme, em parceria com a Textofinal, passou a realizar os eventos de premiação, em 2014.
O VRUM já comparou a nova Fiat Strada com a picape Fiorino. Curta o vídeo!
Além do Campeão Geral, receberam a Certificação este ano 18 ganhadores por categoria. A Fiat ganhou também na categoria Entrada, com o Mobi, que teve uma valorização de 8,6%. A GM foi a marca que obteve o maior número de troféus este ano, quatro, nas categorias Hatch Compacto, com o Onix (+7,4%), Hatch Médio, com o Cruze (+3,6%), Monovolume/Minivan, com a Spin (+4,1%), e Picape Média, com a S10, que valorizou 9,2%.
A Volkswagen emplacou três: Sedã Compacto, com o Virtus (+6,7%), SUV de Entrada, com o Nivus (+6,0%) e SUV Médio, com o Taos (+7,9%).
A Hyundai ficou com o troféu da categoria Sedã de Entrada, com o HB20S, que valorizou 5,2%, a Porsche ganhou na categoria Sedã Médio, com o Macan (+9,0%), a Caoa Chery ficou com o troféu do SUV Compacto, com o Tiggo 5X (+4,7%), e a Jeep com o SUV Grande, com o Commander (+6,1%).
Neste ano, foram premiadas quatro categorias de eletrificados. O Audi E-tron foi o campeão na categoria Elétrico acima de R$ 300 mil, e o Renault Zoe em elétrico até R$ 300 mil. Na categoria Híbrido de até R$ 500 mil, o ganhador foi o Toyota Corolla (+4,4%), e no Híbrido acima de R$ 500 mil o troféu ficou com o Volvo XC90, com valorização de 1,7%.
Ganhadores por categoria
Entrada Fiat Mobi 8,6% Hatch Compacto Chevrolet Onix 7,4% Hatch Médio Chevrolet Cruze 3,6% Monovolume/Minivan Chevrolet Spin 4,1% Picape Média Chevrolet S10 9,2% Sedã Entrada Hyundai HB20S 5,2% Sedã Compacto Volkswagen Virtus 6,7% Sedã Médio Porsche Macan 9,0% SUV Entrada VW Nivus 6,0% SUV Compacto Caoa Tiggo 5X 4,7% SUV Médio Volkswagen Taos 7,9% SUV Grande Jeep Commander 6,1% Híbrido -R$ 500 mil Toyota Corolla 4,4% Híbrido +R$ 500mil Volvo XC90 1,7% Elétrico +R$ 300mil Audi E-tron 0,4% Elétrico até R$ 300mil Renault Zoe -0,2 Campeão Geral Fiat Strada 9,8%
Os campeões de 2001 a 2022
ANO MODELO ÍNDICE % 2001 Fiat Palio -7,2 2002 Fiat Palio -7,9 2003 Fiat Palio -6,7 2004 Chevrolet Celta -5,9 2005 Fiat Strada -5,1 2006 Fiat Uno -7,4 2007 Chevrolet Celta -6,6 2008 Chevrolet Celta -8,9 2009 Chevrolet Celta -11,6 2010 Chevrolet Celta -10,3 2011 Chevrolet Celta -9,7 2012 Chevrolet Celta -10,7 2013 Fiat Uno -8,8 -8,8 2014 Chevrolet Onix -8,5 2015 Chevrolet Onix -7,6 2016 Honda HR-V -4,5 2017 Honda HR-V -8,8 2018 Jeep Compass -7,3 2019 Toyota Yaris -7,1 2020 Chevrolet Onix Plus -7,6 2021 Hyundai HB20 +17,2 2022 Fiat Strada +9,8
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas