UAI

Fluido do freio: falta de revisão pode causar acidente grave

O sistema de freio requer revisão periódica e o fluido não pode ser esquecido, pois se não estiver no nível certo e com validade em dia, pode comprometer a segurança

Publicidade
O reservatório é propositalmente transparente para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa, evitando a entrada de ar
O reservatório é propositalmente transparente para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa, evitando a entrada de ar Foto: O reservatório é propositalmente transparente para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa, evitando a entrada de ar

Nem parece que o sistema de freios é um dos mais importantes do automóvel, pelo menos em termos de segurança. Sabe por que não parece? Porque pouquíssimos motoristas respeitam as regras básicas de manutenção do fluido do freio.

A primeira regra é que ele não dura a vida inteira. Confira a data de validade no manual, mas, de uma maneira geral, a cada dois anos é preciso trocar o fluido do freio, pois ele é higroscópico, absorve a umidade do ar, criando bolhas de água que prejudicam e comprometem o perfeito funcionamento do sistema.

Outro detalhe importante. Para verificar o nível do fluido do freio basta observar o reservatório, que é transparente exatamente para você não abrir a tampa. Basta verificar se o nível está entre o máximo e o mínimo. Cada vez que você abre a tampa do reservatório, entra mais umidade, prejudicando o fluido do freio.

Terceira dica: fluido do freio não se completa, exceto em situações de emergência. Se o nível está um pouco baixo, perto do mínimo, é sinal que houve um desgaste dos componentes do freio. Quando os componentes desgastados forem substituídos, como as pastilhas, o fluido volta para o nível normal.

Mas se o nível do fluido do freio baixar muito e sumir, pode completar emergencialmente, pois nessa condição é provável que tenha ocorrido um vazamento. Portanto, só nessa condição se completa o nível do fluido do freio. Caso contrário, o correto é fazer a troca do fluido a cada dois anos ou de acordo com a indicação do fabricante do carro.

Gostou da dica? Então ative o sininho e se não for inscrito nos nossos canais do YouTube e Instagram considere se inscrever para receber as notificações de novos conteúdos. São dicas, testes, lançamentos, tudo para você ficar atualizado com os assuntos da indústria automotiva. O VRUM está também nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e também aqui no portal vrum.com.br.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: dicas, lançamentos e testes