Desde 1965, quando lançou o Bronco nos EUA como ano/modelo 1966, a Ford acumulou experiência no segmento de SUVs. Aqui foi responsável pelo primeiro utilitário esporte compacto, o Ford EcoSport, em 2003, que ficou sem concorrentes diretos até 2011, quando o Renault Duster estreou.
Encerrada a produção do Ford EcoSport no Brasil, começou a importar o Ford Territory do seu parceiro da China JMC, mas o produto apresentava limitações. Essa nova geração mostra uma evolução bem marcante, a começar pelo estilo. Chama atenção a carroceria mais larga e alta do que a do Jeep Compass e pouco menor que o Commander de sete lugares. Porém, a distância entre-eixos (2,72m) cresceu apenas 10mm.
Ainda assim, quem viaja no banco traseiro do Ford Territory ganhou espaço e assoalho plano. Os bancos dianteiros elétricos são confortáveis e ventilados, com 10 regulagens para o motorista e quatro para o passageiro. Há duas telas geminadas de 12,3 polegadas para quadro de instrumentos e sistema multimídia com carregador por indução e conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de quatro portas USB. Todo o interior tem acabamento e materiais muito bons. Porta-malas agora com 448 litros (100 a mais).
Há um convincente pacote de segurança no Ford Territory que inclui câmera 360 graus, sensores de obstáculos traseiro e dianteiro, frenagem autônoma de emergência (porém, sem detectar pedestre e bicicleta), entre outros.
Motor 1.5 turbo a gasolina do Ford Territory ganhou vida – 169cv e 25,5kgfm de torque – e na viagem de avaliação foi rápido nas ultrapassagens, facilitadas pelo novo câmbio automatizado com duas embreagens banhadas a óleo e sete marchas. Em uso urbano tem o indispensável freio eletrônico de imobilização e ótima dirigibilidade.
O preço do SUV da Ford ficou menor: R$ 209.990 (R$ 10 mil a menos que o Territory anterior). Também é mais barato que Jeep Compass e VW Taos.
Elétrico BMW i7 60 alia grande conforto e desempenho
Novo modelo de topo da marca alemã é recheado de superlativos. A começar, dessa vez, por quem senta no banco traseiro, que dispõe de uma inédita tela de 31 polegadas que se desloca do teto, com resolução 8K, além de 36 alto-falantes e 1.865W de potência sonora. O passageiro do lado direito do banco conta com a função “primeira classe”: pode esticar as pernas à vontade com avanço elétrico do banco do passageiro dianteiro. Pacote de streaming de 20 GB/mês por um ano, com conexão 5G, é da Amazon Fire TV.
Todas as portas têm abertura elétrica que pode ser completa ou parcial, se os ocupantes preferirem. Quem está ao volante também conta com alto nível de tecnologia e duas telas conjugadas de 12,3 e 14,9 polegadas. As dimensões do BMW i7 impressionam: 5,39m de comprimento, 1,95m de largura e distância entre-eixos de 3,21m. Porta-malas segue o tom com volume de 500 litros. O sedan tem sistema de estacionamento totalmente automático.
Também oferece direção autônoma de Nível 3: o motorista não precisa tocar no volante, mas deve supervisionar o tráfego. O que, porém, só se aplica a algumas regiões da Alemanha, EUA e Japão. Essa versão elétrica do sedan BMW de topo Série 7 conta com um motor em cada eixo, potência total de 544cv e torque imediato de 77kgfm. A bateria de 101,7kWh permite até 479 quilômetros de alcance, ciclo Inmetro. Apesar de massa total de 2.595kg, acelera até 100km/h em impressionantes 4,5 segundos.
Preço é tão superlativo quanto o carro: R$ 1.282.950. Este ano, a marca alemã pretende dobrar as vendas de modelos híbridos e elétricos.
Queda nos juros de financiamento, segundo o BC
Em julho, o Banco Central informou que os juros para financiamento de carros novos (CDC) caíram para 26,1% ao ano. Isso ainda sem os reflexos da redução da taxa básica Selic em agosto e pode indicar uma tendência de redução mais acelerada nos próximos meses.
As concessionárias de veículos estão ansiosas para que a normalização chegue o quanto antes. Na semana passada, o 31º Congresso Expo Fenabrave, realizado no São Paulo Expo, atingiu os objetivos com sucesso. Ao fazer um balanço do evento, o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr, ressaltou a importância do mercado de carros usados que se reflete no comércio de veículos novos.
“Ideal seria dinamizar o Renave – Registro Nacional de Veículos em Estoque. Aplicado também aos usados garantiria mais segurança às transações. Bancos e financeiras estão sofrendo com a inadimplência e isso pesa muito na formação das taxas de financiamento”, concluiu.
Novo visual e equipamentos na Saveiro 2024
São 41 anos de mercado – a mais longeva picape compacta – e 1,6 milhão de unidades vendidas. A VW Saveiro 2024 continua com quatro versões e o mesmo motor EA-211 flex 1.6, de 116cv (etanol)/106cv (gasolina) e 16,1kgfm (e)/15,4kgfm (g), além do câmbio manual de seis marchas. No entanto, a revitalização de suas linhas chega no momento em que as picapes chamam mais atenção de compradores como modelo da moda nas versões de quatro portas e cabine dupla.
Capô mais alto, grade de linhas marcantes, para-choque de aspecto mais robusto e reposicionamento dos faróis de neblina, além de retoques nas lanternas traseiras e para-choque, completam o visual. A versão de topo, Extreme, recebeu novas rodas de liga leve de 15 polegadas e desenho de belo visual.
No entanto, câmbio automático e motor turbo continuam de fora das mudanças mecânicas que lhe dariam mais competitividade. Devem surgir somente quando sua arquitetura for a mesma do Polo, ainda sem previsão.
A impressão de alta robustez se confirmou tanto no asfalto quanto na terra com caçamba vazia e também lastreada com sacos de areia em viagem de testes de mais de 200 quilômetros. Os preços vão de R$ 95.770 a R$ 114.850.
GWM confirma elétrico Ora 03, por R$ 150 mil
Nada de preço com os enganosos decimais quebrados. A GWM confirmou R$ 150 mil para o Ora 03, na versão Skin, e R$ 184 mil, na GT, para os hatches elétricos de entrada da marca. Haverá ainda uma série especial Skin Copacabana (200 unidades) pelos mesmos R$ 150 mil e com opcional de teto solar por exatos R$ 10 mil. Ambos estão em pré-venda, porém, as entregas só no fim de novembro ou começo de dezembro próximos.
A principal diferença da versão GT, que tem o mesmo desempenho, apesar da sigla inadequada, é uma bateria de maior capacidade: 48kWh na Skin e 63kWh, respectivamente. O alcance ainda não foi homologado pelo Inmetro, mas deverá ser 30% maior que o Skin. Potência de 171cv, 25,5kgfm de torque e aceleração até 100km/h em 8,2 segundos, bem mais rápido que o BYD Dolphin de dimensões maiores e apenas 95cv, 18,3kgfm e 10,9s, respectivamente, com preço de R$ 149.800. Ainda não foi possível avaliar o desempenho no dia a dia do compacto da GWM.
O Ora 03 mostra um estilo mais jovial que seu rival direto e destaca-se pelo pacote de segurança passiva e ativa. Foi muito bem avaliado pelo Euro NCAP e é o primeiro compacto com airbag central entre os dois bancos dianteiros.
Ressalva: O preço do Fiat 500e avaliado na coluna anterior foi reduzido para R$ 214.990 em junho, embora o site da marca informasse R$ 224.990 na semana passada. Agora está atualizado.
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