UAI

Freio a disco nas quatro rodas é mesmo necessário?

Muitas pessoas perguntam se o sistema de freio com disco nas quatro rodas é mais eficiente do que o que tem tambor no eixo traseiro. Veja o que o Boris diz sobre o assunto

Publicidade
O freio no eixo dianteiro é mais exigido, por isso as trocas de pastilhas ali são mais frequentes
O freio no eixo dianteiro é mais exigido, por isso as trocas de pastilhas ali são mais frequentes Foto: O freio no eixo dianteiro é mais exigido, por isso as trocas de pastilhas ali são mais frequentes

Todos os automóveis têm freio a disco nas rodas dianteiras, mas apenas alguns modelos trazem esse componente no eixo traseiro. A maioria dos carros no Brasil tem sistema de freio a tambor nas rodas traseiras. Mas se os discos são muito mais eficientes, por que não colocá-los obrigatoriamente nas quatro rodas? Por uma questão simples: custo. O freio a disco é mais caro que o sistema que usa tambor.

As fábricas que colocam freio a disco nas rodas traseiras, geralmente, o fazem em modelos mais sofisticados, esportivos, nos quais o desempenho e performance são essenciais. Mas é importante saber que na hora que o sistema é exigido, em uma frenagem de emergência, por exemplo, o freio que funciona pra valer é o dianteiro, ou seja, das rodas da frente.

teste de frenagem de emergencia boneco estatico carro em movimento freando no asfalyo
Nas frenagens de emergência, o centro de gravidade do carro se concentra na parte dianteira, onde os freios são mais exigidos

Isso porque no momento da frenagem, o centro de gravidade do carro se desloca para frente. Portanto, o freio traseiro funciona neste momento, mas de forma menos efetiva. Se você medir a distância de frenagem com freio a disco nas rodas dianteiras ou nas quatro, vai perceber que a diferença é quase desprezível. Claro que isso vale para os modelos convencionais, pois nos carros esportivos de alta performance a história é diferente.

Você quer uma prova cabal disso? Se o seu carro tem freio a disco nas quatro rodas, repare que as pastilhas dianteiras vão se desgastar e acabar antes que as que estão no eixo traseiro. É provável que você faça duas trocas das pastilhas do freio dianteiro antes de substituir as das rodas traseiras. Isso confirma que o sistema de freio a disco que funciona de forma mais eficiente é o das rodas dianteiras.

Se você gostou de mais essa dica sobre freio a disco, não deixe de curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion e considere a possibilidade de se inscrever. Fazendo isso, você será notificado toda vez que forem postados novos conteúdos. E lembre-se que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, trazendo todas as novidades do setor automotivo. E, é claro, no vrum.com.br.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas