A gasolina ou o etanol que você tem que colocar toda semana no seu carro - ou todo mês, depende do quanto você roda - pode ter diferentes características. Mesmo assim, a maioria dos motoristas não sabe exatamente o que faz cada um desses tipos de combustíveis.
Até porque quem tem um carro esportivo ou importado costuma ouvir muita gente falar que "só se pode abastecer com a gasolina premium". Ou seja: a Podium, da Petrobras, a Octapro, da Ipiranga ou a R, de Racing, da Shell.
É verdade isso que as pessoas dizem sobre usar a gasolina premium no intuito de impedir problemas no motor do carro? Negativo! A gasolina brasileira, de qualquer tipo, tem octanagem suficiente para não provocar dano em motor algum! Principalmente agora, que a eletrônica já ajusta o motor para a octanagem da gasolina.
Gasolina premium pode melhorar o desempenho
Porém, é verdade que, se o seu carro tem motor muito potente, é um esportivo, é importado de alta potência, aí o uso de combustível do tipo premium vai melhorar um pouco o desempenho. Mas, se você abastecer com a comum, ou com a aditivada, não terá problema algum.
Entendeu porquê a gasolina premium não é necessária, muito menos obrigatória, nos automóveis que rodam no Brasil?
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