Alguma vez você já se deparou com uma faixa estendida em um posto de combustível com a frase: “Não trabalhamos com gasolina formulada”? Se você não entendeu sobre o que se trata, saiba que não tem nada de complicado. Existe gasolina refinada e formulada, que na verdade é quase a mesma coisa.
Como o próprio nome diz, a gasolina refinada é a que vem da refinaria, porém, ela passa por formulações até chegar no posto. Já a gasolina formulada, que alguns donos de postos dizem que não trabalham com ela, insinuando que não presta, pode ser a mistura do combustível derivado de petróleo importado com outro componente, formulando um produto que pode ser até melhor do que a refinada.
E depois da última regulamentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelecendo densidade e octanagem mínimas da gasolina, tanto faz se é formulada ou refinada. Ambas podem ser eficientes ou ruins para abastecer o seu carro, pois independe de ser formulada ou refinada.
A qualidade da gasolina depende da honestidade da distribuidora e do proprietário do posto onde o combustível é vendido. É exatamente nesses lugares que a gasolina pode ser adulterada. E se isso for feito, não importa se é formulada ou refinada, pois de qualquer forma vai prejudicar o funcionamento do motor do carro, comprometendo o desempenho e o consumo.
Portanto, não importa se a gasolina é formulada ou refinada. Tanto faz! O que importa é a qualidade do produto e a honestidade do posto de combustíveis onde ela é vendida.
Gostou de mais essa importante dica esclarecedora sobre gasolina formulada e refinada? Então não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. E se ainda não está inscrito nos canais, não deixe de fazê-lo, pois assim você será notificado de novas publicações. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twetter, além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas