UAI

Inspeção Técnica Veicular: solução para tirar as sucatas das ruas

Obrigatória há mais de duas décadas, a Inspeção Técnica Veicular é simplesmente ignorada pelo governo, que não faz cumprir a lei

Publicidade
Carros muito velhos, sem condições de circulação, deveriam ser recolhidos por questão de segurança
Carros muito velhos, sem condições de circulação, deveriam ser recolhidos por questão de segurança Foto: Carros muito velhos, sem condições de circulação, deveriam ser recolhidos por questão de segurança

É um verdadeiro absurdo o governo não se preocupar com essas “BMV” que estão rodando por aí perigosamente, ameaçando a integridade física e a saúde de motoristas, passageiros, pedestres e de outros automóveis. E quando eu me refiro a “BMV” estou falando de "Brasília Muito Velha"! Estou me referindo a esses “cacarecos” que rodam por aí sem qualquer condição de segurança, prejudicando o trânsito, pois apresentam problemas a toda hora. Veículos que não passariam por uma Inspeção Técnica Veicular.

Além dos riscos à segurança, esses carros ainda emitem muito mais poluentes do que a legislação permite, prejudicando nossos pulmões. Muitos têm sistemas de freios com a eficiência comprometida, para-brisa trincado, carroceria podre, além de outros problemas. Mas qual seria a solução para isso? Por que o governo é culpado?

O governo é culpado porque não se encarregou de fazer cumprir a legislação que obriga uma Inspeção Técnica Veicular (ITV), que tem de ser feita a cada dois anos em todos os automóveis. E por que o governo não faz essa inspeção? Porque ele tem dois problemas.

Primeiro, porque várias empresas têm interesse de ser credenciada para prestar o serviço de Inspeção Técnica Veicular, aferindo se o carro está em condições de segurança para rodar e receber o certificado de licenciamento. Todas interessadas em prestar esse serviço principalmente nas grandes capitais do país. Mas nenhuma tem o interesse de fazer a inspeção nos lugares mais distantes, em cidades menores, pois não terão carros suficientes para obter lucro com o serviço.

O governo então propôs distribuir o serviço, obrigando a empresa que for credenciada a fazer a Inspeção Técnica Veicular em uma grande capital a assumir o serviço em outras 10 cidades pequenas. E assim foi criado o primeiro problema, pois nenhuma empresa quis assumir o compromisso.

O segundo problema é que a maioria das pessoas que tem esses carros os usam como ferramenta de trabalho, para o sustento da família. E o governo sabe que obrigá-los a fazer a Inspeção Técnica Veicular significa sucatear seus carros, pois para mandar arrumá-los custaria mais do que eles valem.

Portanto, exigir a Inspeção Técnica Veicular é uma medida muito impopular que afetará principalmente pessoas mais humildes que precisam do carro para trabalhar. Mas, então, como resolver o problema?

Se o governo quiser, basta fazer um plano de renovação de frota. Para cada carro sucateado, gera-se um crédito para que seu proprietário compre um carro novo ou um usado em boas condições que seja aprovado na vistoria da Inspeção Técnica Veicular.

Essa é a medida que o governo já deveria ter tomado há alguns anos, mais especificamente há mais de duas décadas, quando a Inspeção Técnica Veicular se tornou obrigatória. Porém, ainda nada foi feito. Exceto uma empresa em São Paulo, a Controlar, que durante alguns anos realizou essa vistoria. Mas foram tantos os problemas que atualmente não existe mais empresas credenciadas prestando esse serviço no Brasil e as “BMV” continuam rodando por aí.

Se você gostou desse vídeo que trata desse assunto sério, que é a Inspeção Técnica Veicular, não deixe de ativar o sininho, curtir e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso você será notificado de novas publicações, ficando por dentro do que acontece no setor automotivo. E não se esqueça de que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (Twitter), além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas