Após algum problema apresentado pelo veículo, alguns proprietários ficam nervosos quando uma concessionária ou um fabricante negam a garantia. Na maioria dos casos, a história é a mesma.
Eles levam o carro para a autorizada, onde o consultor técnico ou o gerente da oficina, com muito vagar, cuidado e respeito, explica que o veículo perdeu a garantia porque foi instalado um acessório fora da concessionária.
Perda de garantia ao instalar sensor de estacionamento
Recentemente, um leitor relatou um caso de negativa da garantia a Boris Feldman, Editor do VRUM: "Eu levei meu carro em uma loja de acessórios para instalar sensores de estacionamento no para-choque traseiro. Lá, esse sensor, de uma marca de boa qualidade, custava metade do que queriam me cobrar na concessionária. Mas, depois que o equipamento foi instalado, o carro apareceu com um problema na parte elétrica do alternador".
Na verdade, nem mesmo o proprietário entendeu exatamente o que aconteceu com o seu carro, mas, fato é que o veículo perdeu a garantia. Isso é possível?
Chicote elétrico é mais complexo do que parece
Sim, é possível isso resultar em um problema no veículo e na negativa da garantia do veículo. Essa é uma das decorrências negativas da tecnologia, cada vez mais aperfeiçoada e aprimorada. É que, hoje, já tem um chicote elétrico, que é aquele conjunto de fios que levam os comandos e liga e desliga o carro inteiro, muito mais sofisticado, até utilizando uns certos recursos que não existiam no passado. O mesmo fio, às vezes, leva sinal para duas ou três coisas.
Aí você leva o carro em uma loja de acessórios, que não sabe que aquele chicote é especial, e "passam a tesoura" num fio e puxa um outro para ligar aqueles seus sensores de estacionamento, provocando um desarranjo em todo o sistema elétrico do automóvel, e também da garantia do veículo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!