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Você sabe agasalhar seu carro no inverno?

Enquanto o motorista sente frio, o carro sente o frio....

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Além de verificar a validade da gasolina no tanquinho de partida a frio, é preciso verificar se a bomba injetora está funcionando
Além de verificar a validade da gasolina no tanquinho de partida a frio, é preciso verificar se a bomba injetora está funcionando Foto: Além de verificar a validade da gasolina no tanquinho de partida a frio, é preciso verificar se a bomba injetora está funcionando

As baixas temperaturas do inverno não fazem nada bem ao automóvel, principalmente aqueles com motor flex abastecido com etanol. Pois o combustível deve entrar no motor em estado gasoso, e não líquido, como vem do tanque. E o álcool tem dificuldade de se vaporizar em temperaturas abaixo de 15 graus.

A primeira (e, portanto, obsoleta) solução para o problema foi na década de 1980, com os primeiros carros a álcool. Um reservatório de gasolina que injetava no motor para que ele “pegasse” nas manhãs mais frias. Em 2003, com o carro flex, o sistema foi aperfeiçoado com a central eletrônica no comando.

A missão do pequeno reservatório (“tanquinho”) é resolver o problema, mas ele cria diversos outros, complicando a vida do motorista:

- Gasolina velha – Se ficar mais que três ou quatro meses (seis meses ou mais no caso da Premium) no tanquinho, ela apodrece e perde suas características físico-químicas. Algumas fábricas evitam este envelhecimento acionando constantemente o sistema, sempre que o arranque é acionado, esgotando o tanquinho. Ou adotam um menor, de apenas meio litro, para esvaziar rapidamente. Alguns motoristas o abastecem com gasolina Premium, que tem maior durabilidade;

- Bomba pifada – A bombinha elétrica que injeta a gasolina pode ter se queimado, travado ou com mau contato;

- Sensor da central – O sistema só funciona se perceber que a temperatura está abaixo de 15 graus e com etanol no tanque. Se o sensor responsável por alguma destas duas informações estiver inoperante, a bombinha não será acionada.

Solução mais moderna é o aquecimento do bico injetor por uma resistência elétrica, que aquece o etanol permitindo sua vaporização. Mais confiável, pois só depende dos sensores e das resistências. Se uma delas pifa, surge uma luz de alerta no painel com o desenho de uma mola (espiral).

Mas, o sistema ainda mais moderno é não ter sistema nenhum. Como assim? Uma solução natural dos novos motores com injeção direta. Como o combustível é injetado sob alta pressão, é inevitável sua vaporização, aliás, melhor: ele é atomizado qualquer que seja a temperatura ou o combustível.

Solução infalível para os dias frios de inverno

Qualquer que seja o sistema de partida a frio, dica infalível para evitar problemas nas baixas temperaturas do inverno é misturar gasolina ao etanol. Nos EUA, o etanol é chamado E15 por conter 15% de gasolina, evitando o sistema de partida a frio. No inverno, a denominação permanece, mas a gasolina é acrescentada num percentual de 30%.

No Brasil, é só copiar: no inverno, ao primeiro sinal de dificuldade para o motor “pegar” de manhã, acrescentar 25% a 30% de gasolina no tanque.

Rodar 10 quilômetros: não precisa mais!

Não é mais necessário – em carros mais modernos (com injeção direta e turbina) – “rodar” alguns quilômetros antes de estacionar à noite, depois de abastecer com etanol o tanque que continha gasolina. Isso porque a central era informada desta alteração pela sonda lambda (no escapamento), só depois que a gasolina na linha de combustível era substituída pelo etanol. Atualmente, um “sensor de linha” avisa mais rapidamente a central da alteração de combustíveis no tanque.

Bateria no inverno: tombo e coice

No inverno, a reação química que produz energia elétrica é dificultada pelas baixas temperaturas. Além disso, o motor exige maior potência da bateria pois, quanto mais frio, mais viscoso o óleo e difícil de acioná-lo. Fórmula perfeita para pifar a bateria.

Ligar o ar-condicionado no frio é importante?

Sim, mesmo sem necessidade. Para não ficar todo o inverno sem funcionar, com possibilidade de ressecamento de mangueiras e travamento de válvulas. Ideal é funcionar uns cinco minutos a cada 10 dias ou duas vezes por mês.

Calor no pé...

O sistema de calefação, ao contrário, fica meses sem funcionar até chegar o inverno. O calor para a cabine vem de mangueiras e dutos que trazem água quente do motor e que podem se oxidar ou ressecar. Surgem então trincas ou furos e a água pinga nos pés do motorista e passageiro, pois passam na parte traseira do painel.

Trincou do nada?

De repente, surge – do nada – uma trinca no para-brisa. Não foi uma pedrinha que o atingiu, mas provocada pelo choque térmico: elevada (e rápida) variação da temperatura ambiente.

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