Você já colocou na ponta do lápis todas as suas despesas no próximo mês de janeiro? Lamentamos comunicar, mas você terá uma despesa um pouco maior do que projetou ou orçou para o ano que vem. Estamos falando do IPVA 2023, o imposto sobre o seu automóvel.
Você pode até questionar que não trocou de carro e por isso não tem motivo para que o IPVA 2023 chegue mais caro. Mas saiba que vai subir, provavelmente porque o imposto dos carros usados é calculado sobre o seu valor, em geral de 3% a 4% do seu valor. A alíquota não terá alteração de 2022 para 2023.
Entretanto, se seu carro usado foi valorizado no mercado, ou seja, subiu de preço, o IPVA 2023 vai crescer na mesma proporção. Isso porque o imposto é calculado sobre as tabelas de preços de veículos usados, como a Fipe e KBB.
Portanto, a alíquota não mudou, mas o preço do seu carro subiu e com ele o valor do IPVA 2023. O jeitinho de você pagar um pouco menos, caso você tenha caixa para isso, é pagar à vista, já que a maioria dos estados oferece desconto de cerca de 15% nessa condição. Caso contrário, prepare seu bolso.
Vale lembrar também que a valorização do carro usado vai interferir também na declaração do seu imposto de renda. Se ele tem preço superior a R$ 35 mil e valorizou de um ano para o outro, você terá que pagar imposto sobre o lucro que teve. Ou seja, mordida maior do IPVA 2023 e do leão.
Acompanhe as dicas do Boris Feldman nos canais do VRUM no YouTube e no Dailymotion. Se gostou do vídeo, não se esqueça de ativar o sininho, curtir, e considere se inscrever nos canais para receber notificações das novas publicações. O VRUM está presente também nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – e também aqui no vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes