O instituto de pesquisa J.D. Power faz um levantamento entre os consumidores nos EUA para avaliar quais marcas tem os melhores e os piores carros depois de três anos de uso e, também, após um ano de uso. Entre as melhores após três anos, destaque para a Kia e para a Hyundai. Entre as piores, uma marca é "bicampeã": a Volvo!
O J.D. Power é o Instituto Independente de pesquisa nos Estados Unidos que avalia o nível de satisfação dos clientes todas as marcas de automóveis comercializados naquele país. Fundada por James David Power Terceiro há mais de meio século, em 1968, estabelece índices para o volume de problemas apresentados na compra, ou depois dos 12 primeiros meses de utilização do veículo ou com três anos de uso, e outros critérios.
No início deste ano, o J.D. Power divulgou os resultados de uma pesquisa realizada com milhares de proprietários de automóveis depois de três anos de utilização. Resultado: entre as melhores, duas são vendidas também no Brasil – Kia e Hyundai – não por acaso, pertencentes ao mesmo grupo coreano e que compartilham componentes mecânicos.
Entre as piores, duas também conhecidas no nosso mercado: Volvo e Land Rover. Agora, o J.D. Power divulga novos resultados. A partir de uma nova pesquisa com volume de problemas apresentados não em três, mas apenas em um ano depois de adquirido. As três melhores marcas: Buick, Dodge e Chevrolet. As três piores marcas: Maserati, Volvo e Chrysler.
Duas curiosidades. A primeira é que duas do grupo Stellantis se dividem. Dodge entre as melhores e Chrysler entre as piores. A segunda curiosidade é que a Volvo conseguiu estar presente negativamente nas duas pesquisas. Uma das piores depois de três anos e também 12 meses depois de adquirido. A Volvo precisa cuidar melhor de sua imagem.
Você viu esse vídeo do VRUM pelo YouTube? Mas saiba que o VRUM está também no Twitter, no Facebook no Instagram. E, claro, que também no portal: vrum.com.br. Continue nos acompanhando. Até o próximo!