Recentemente, quase fui vítima de uma picaretagem. Sabe como? Parei o carro para abastecer em um posto de combustível. Enquanto o carro estava sendo abastecido, o frentista se aproximou e soltou a pérola: “Doutor, o senhor já reparou que a palheta do limpador do para-brisa do seu carro está arranhando o vidro?”
Olhei atentamente para o para-brisa do carro e não vi qualquer tipo de arranhão que justificasse o comentário do frentista. Ele não desistiu e pediu para que eu saísse do carro para verificar, pois assim ficaria mais fácil para constatar “os arranhões” feitos pelas palhetas do limpador do para-brisa.
Eu saí, olhei novamente para o vidro do carro e não vi qualquer tipo de arranhão. O frentista foi taxativo: “É melhor o senhor trocar as palhetas do limpador do para-brisa do seu carro, pois elas estão ressecadas. Se não arranharam o vidro ainda, certamente vão arranhar. Eu tenho aqui palhetas novas e posso trocar para o senhor”, disse o gentil frentista.
Fiz questão de fazer uma averiguação mais aprofundada nas palhetas do limpador do para-brisa e, claro, constatei que não tinha nada de errado com elas. Não estavam ressecadas. Pelo contrário, estavam em boas condições de funcionamento. Fiquei bravo, ameacei chamar a polícia, mas acabei pagando a conta e indo embora.
Posteriormente, fiquei sabendo que esse tipo de situação não tem acontecido somente nos postos de abastecimento, mas também em supermercados e estacionamentos. Em diferentes lugares nos quais você fica um pouco mais de tempo parado com seu carro, tem sempre um picareta para oferecer as palhetas do limpador de para-brisa, sem ter a menor ideia se as que estão em seu carro apresentam boas condições de uso ou não.
E você precisa saber de um detalhe importante: não compre essas palhetas do limpador do para-brisa que oferecem por aí, pois são de péssima qualidade. Certamente, não vai durar nem dois meses se for instalada em seu automóvel.
Qual é o prazo normal de durabilidade de uma palheta? Em torno de dois anos. Passou desse prazo, é bom examinar para ter a certeza de que ela ainda está eficiente. Se não estiver, troque por uma que seja de qualidade, vendida em lojas especializadas.
Gostou de mais essa dica que trata da picaretagem que envolve a troca das palhetas do limpador do para-brisa do seu carro? Então não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo, além de se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de novas publicações, ficando por dentro de tudo que acontece no setor automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram, Twitter (agora X) e, claro, no vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas