A maioria dos motorista está redondamente enganada. Ao achar que quando acende a luzinha de óleo no painel é sinal de que o nível do lubrificante no cárter está baixo. Muitos vão até o posto, pedem para conferir o nível do óleo e descobrem que está baixo mesmo. Fica então a dúvida: quando a luz acende no painel indica mesmo que o nível do óleo está baixo ou não?
Vamos aos fatos. A luz de óleo acende no painel para indicar que está faltando lubrificação no motor. Esse fato pode estar relacionado ao nível baixo do lubrificante no cárter. Não foi óleo para a bomba e, consequentemente, não lubrificou as outras partes do motor. É melhor torcer para que o problema seja esse.
Mas a luz do óleo no painel pode acender, você confere a vareta e verifica que está tudo certo. Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.
Diante de tais dúvidas só existe uma solução. É preciso levar o carro para a oficina, que vai abrir o motor e verificar o que realmente está acontecendo para que a luz do óleo acenda no painel. Só o mecânico conseguirá constatar se o problema será solucionado com a troca da bomba de óleo, com algum ajuste de componentes ou, em casos mais extremos, com a retífica do motor, que significa prejuízo grande no bolso.
Se você acompanha as dicas do Boris pelos canais do YouTube e Dailymotion, não deixe de ativar o sininho e curtir, além de se inscrever para receber notificações de novas publicações. Acompanhe o VRUM também no Instagram, Facebook e Twitter, onde trazemos todas as novidades do setor automotivo. E fique sempre ligado no vrum.com.br, seu consultor quando o assunto é veículos.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas