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Mercedes-Benz é desclassificada no ranking do Reclame Aqui

Marca alemã de automóveis de luxo parece não se importar muito com a satisfação de seus clientes após a venda do carro

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Marca alemã vende automóveis de luxo, mas o tratamento aos clientes parece não ter a mesma sofisticação
Marca alemã vende automóveis de luxo, mas o tratamento aos clientes parece não ter a mesma sofisticação Foto: Marca alemã vende automóveis de luxo, mas o tratamento aos clientes parece não ter a mesma sofisticação

O portal Reclame Aqui se transformou em uma verdadeira tribuna do consumidor. Ali, clientes de todas as marcas registram os problemas em seus carros, e o portal informa se o fabricante respondeu o questionamento e resolveu a questão reclamada. O Reclame Aqui tem um ranking com as marcas de automóveis que melhor atendem os consumidores, e a Mercedes-Benz não ficou bem na classificação.

Em seu ranking de satisfação dos clientes, o Reclame Aqui pontua as empresas com notas de zero a 10. Quatro tiveram notas acima de oito, ou seja, se preocuparam em atender o consumidor, solucionando o problema reclamado. São três japonesas e uma francesa: Honda, Mitsubishi, Nissan e a Renault.

mercedes benz glc 300 4m coupe modelo 2020 de frente no estudio
No passado, a marca da estrela de três pontas era vista como uma referência em atendimento ao cliente, mas agora...

As outras marcas receberam notas de cinco a sete, cada uma apresentando uma deficiência no atendimento ao consumidor. Mas a nota grave ficou com a Mercedes-Benz, que foi desclassificada por não atender às reclamações dos seus consumidores, que ficaram sem solução para os problemas em seus carros.

Recentemente, fiz um comentário sobre esse descaso da Mercedes-Benz com os consumidores no Brasil. Coincidentemente, logo em seguida, recebi o relato de um seguidor do VRUM que tem um modelo Mercedes AMG, que vale algo em torno de R$ 1 milhão, informando um problema no carro.

Ele disse que a luz do airbag acendeu no painel do carro e para verificar qual era o problema, procurou a concessionária Mercedes-Benz Itatiaia, em São Paulo. O proprietário do carro recebeu da concessionária um orçamento de pouco mais de R$ 252 mil para solucionar o problema. Assustado, ele preferiu ir embora e levar o carro, já que não concordou com o valor exorbitante cobrado pela Itatiaia.

Mas, pouco tempo depois, o consumidor recebeu um aviso de recall para o seu Mercedes-Benz e, por isso, resolveu levá-lo a outra concessionária da marca em São Paulo, a McLarty Maia. Lá, além do recall, descobriram que o carro estava com a luz do airbag acesa no painel e se ofereceram para solucionar o problema.

Orçamento sem noção

Já impressionado com o orçamento feito pela Itatiaia, o dono do carro disse que só autorizaria o serviço depois de saber o valor. A McLarty Maia, então, enviou um orçamento de R$ 560 para solucionar o problema da luz do airbag, uma diferença brutal em relação aos R$ 252 mil cobrados pela Itatiaia. Rapidamente, ele autorizou o serviço, temendo que a concessionária mudasse de ideia. O problema foi resolvido e o consumidor pagou o preço combinado.

Consultei a Mercedes-Benz sobre esse caso e ela sequer respondeu. Aliás, o que a fabricante poderia responder?

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