UAI

Motor flex: melhor manter o combustível que veio da fábrica?

Vendedores de concessionárias orientam o comprador de carro zero a fazer o primeiro abastecimento colocando o mesmo combustível que já está no tanque. Será?

Publicidade
Etanol fica mais vantajoso financeiramente no Distrito Federal e em seis estados
Etanol fica mais vantajoso financeiramente no Distrito Federal e em seis estados Foto: Etanol fica mais vantajoso financeiramente no Distrito Federal e em seis estados

Mais uma das confusões que se faz em torno do motor flex, que é usado em larga escala no mercado brasileiro há 20 anos, é quando se compra um carro zero na concessionária e o vendedor informa que o mesmo veio de fábrica com etanol no tanque. E o prestativo vendedor orienta o comprador para que, quando for abastecer pela primeira vez, que o faça colocando também etanol no tanque, assim como fez a fabricante, para só depois decidir qual combustível escolher.

Isso é uma besteira! Em geral, as montadoras colocam poucos litros de combustível no tanque dos carros novos, o suficiente para que possam sair da fábrica e chegar nas concessionárias. Certamente, optam pelo etanol por ser mais barato. Mas, na prática, não importa se o carro foi abastecido com gasolina ou etanol, já que é equipado com motor flex.

Portanto, se você comprar um carro zero e o vendedor der a orientação para que o primeiro abastecimento seja feito com o mesmo combustível que veio de fábrica, não considere. Isso é besteira. Você pode abastecer com etanol, gasolina ou até misturar os dois em qualquer proporção, pois essa é a principal vantagem do motor flex. Não importa o combustível que o fabricante colocou no tanque do carro.

Você gostou de mais essa dica esclarecedora sobre carros com motor flex e seu abastecimento? Então não se esqueça de ativar o sininho e curtir nosso vídeo, além de se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de novos conteúdos, com as principais novidades do setor automotivo. Lembrando, ainda, que o VRUM está presente também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal www.vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas