UAI

Motor de três cilindros: vale a pena ou é roubada?

Tem muita gente que condena esse tipo de propulsor questionando sua durabilidade, mas é preciso saber se os defeitos aparecem naturalmente ou por alterações nas características originais do mesmo

Publicidade
Os motores de três cilindros são mais compactos, leves e gastam menos energia com atrito interno
Os motores de três cilindros são mais compactos, leves e gastam menos energia com atrito interno Foto: Os motores de três cilindros são mais compactos, leves e gastam menos energia com atrito interno

O que mais se vê nos dias de hoje são pseudo especialistas em assuntos automotivos emitindo suas opiniões pouco embasadas nos canais da internet. Eles escolhem um assunto e falam pelos cotovelos, na maioria das vezes sem conhecimento técnico e sem uma apuração jornalística. Recentemente, a bola da vez foi o motor de três cilindros, que está sendo condenado por esses “especialistas” que afirmam que ele não presta e “só serve para jogar fora”.

Não entendo o por quê de tal afirmação. O motor de três cilindros é uma tendência mundial. E não importa se o propulsor tem três, quatro ou seis cilindros. Se ele foi projetado para trabalhar com três cilindros, vai ter a mesma durabilidade de um de quatro ou seis cilindros.

Mas o motor de três cilindros traz a vantagem de ser mais leve e compacto. Tem um número menor de componentes – biela, bronzina e pistão –, reduzindo a possibilidade de defeitos. Além de tudo, tem mais eficiência, pois como tem um cilindro a menos, gasta uma quantidade menor de energia para vencer o atrito interno.

Motor de três cilindros é tão resistente como o de quatro, de seis, de oito ou de doze. O problema é que algumas pessoas pegam o motor TSI do VW up!, que foi projetado para gerar de 70cv a 120cv, colocam turbo e passam para 200cv. Aí o motor quebra e eles acham ruim. Claro que não vai dar certo. O propulsor não foi projetado para ter esse aumento de potência tão grande.

O único problema que o motor de três cilindros apresenta é o equilíbrio de funcionamento. Como tem um número ímpar de cilindros, fica mais complicado de fazer a regulagem do sobe e desce dos pistões, e acaba gerando uma pequena trepidação em marcha lenta. Mas é só isso.

Se você acha que o motor de três cilindros é uma boa opção, não deixe de curtir o nosso vídeo clicando no sininho. Mas se você não gosta desse tipo de propulsor, deixe seu comentário explicando suas razões e também ative o sininho para fortalecer o VRUM. E considere se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion, caso ainda não o tenha feito. O VRUM está presente também no Facebook, Twitter e Instagram, e no portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas