UAI

Baixou o nível do fluido de freio? Não complete: vá para a oficina!

"Vale lembrar que o circuito é hidráulico: é o fluido de freio que faz acionar as pastilhas ou as lonas nas roda, quando o motorista pisa no pedal"

Publicidade
O reservatório é propositalmente transparente para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa, evitando a entrada de ar
O reservatório é propositalmente transparente para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa, evitando a entrada de ar Foto: O reservatório é propositalmente transparente para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa, evitando a entrada de ar

Apesar de toda a importância do sistema de freios para segurança do automóvel, tem muita gente que ignora princípios básicos de manutenção. Uma dica fundamental diz respeito no depósito do fluido. Vale lembrar que o circuito é hidráulico: é o fluido de freio que faz acionar as pastilhas ou as lonas nas rodas, quando o motorista pisa no pedal.

Então, esse fluido é muito importante, e são duas as dicas relacionadas a ele. A primeira é: não abra a tampa do depósito! Ele é transparente para que você possa conferir o nível por fora, sem abrir a tampa. Isso, porque o fluido de freio é higroscópico: ou seja, ele absorve umidade do ar. Essa unidade se transforma em gotículas de água, que se acumulam em meio ao fluido e prejudicam a frenagem.

Reservatório do fluido do freio transparente líquido amarelo no compartimento do motor
Reservatório é propositalmente transparente, para que se possa conferir o nível do fluido de freio sem abrir a tampa

Fluido de freio baixou? A 'culpa' pode ser das pastilhas

Segunda dica: se o nível baixar, não complete o fluido: em vez disso, leve o carro à oficina. Mas, por que? É que pode estar ocorrendo um vazamento. Ou então, outra hipótese é a de que as pastilhas e as lonas se desgastaram. Quando esses componentes estão gastos, o nível do fluido de freio realmente baixa.

Então, ou você leva o carro à oficina para reparar um possível vazamento, ou para trocar as pastilhas e as lonas do freio: quando elas são substituídas por novas, o fluido de freio vai, como que por encanto, voltar para o nível normal.

Lembre-se: fluido de freio não se completa. Se o nível estiver baixo, leve o carro para a oficina!

Você viu este vídeo no Dailymotion? Ou, se tiver sido no YouTube, você acionou o sininho para ser notificado? Todos esses conteúdos interessam muito ao motorista e ao dono do automóvel. E o VRUM está também no Twitter, no Instagram no Facebook. Muito obrigado e até o nosso próximo vídeo!