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O sonho do dr. Caoa

Nenhum empresário do setor de automóveis no Brasil desperta tanta controvérsia quanto o "dr. Caoa"

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Sua história é curiosa: ele era médico em Campina Grande, na Paraíba. Na década de 1970 deu sinal para a compra de um Ford Galaxie, mas a concessionária estava com problemas financeiros e não entregava o carro. Conversa vai, conversa vem, ele decide comprar a empresa para salvar o sinal. Daí para o dr. Carlos Alberto Oliveira Andrade sair comprando outras revendas no Nordeste e depois em São Paulo foi um pulo. O grupo CAOA tornou-se o maior concessionário Ford no Brasil e foi importador da Renault até a marca francesa instalar fábrica no país. Assumiu então a coreana Hyundai, que estava nas mãos de uma empresa quebrada e uma japonesa, a Subaru.

Nenhum empresário do setor de automóveis no Brasil desperta tanta controvérsia quanto o "dr. Caoa". Ele é o segundo maior anunciante do Brasil (só perde para as Casas Bahia), mas vive às turras com o Conar (conselho de autorregulamentação publicitária) pois distorce números, fatos e apregoa vantagens nem sempre verdadeiras. Muitas vezes foi obrigado a tirar anúncios do ar ou modificá-los. Sua política comercial não é das mais ortodoxas e até seus concessionários reclamam de concorrência desleal do importador. E não se entende o motivo da propaganda enganosa: a marca Hyundai está ameaçando as maiores do mundo pela excelência de seus produtos.

Ele nega de pés juntos que sua propaganda seja enganosa. A última por exemplo, diz que "Hyundai não teve aumento de IPI pois tem fábrica no Brasil". A Conar chamou o dr. Caoa às falas, pois só veículos produzidos aqui não tiveram aumento do imposto, mas ele estende a vantagem para os importados. Ele já foi às falas com o Conar, mas ainda não conseguiu provar que o anúncio está correto.

A Hyundai inaugura fábrica no Brasil (em Piracicaba, SP) ainda este ano, o que não preocupa o dr. Caoa, pois ele já detém mais de 50% das concessionárias da marca. E vai faturar bilhões de dólares para devolver aos coreanos a operação brasileira.

Além de importar e comercializar automóveis, o grupo Caoa foi muito além e investiu pesado para instalar uma fábrica em Anápolis (GO). Tem licença da própria Hyundai para fabricar os caminhõezinhos HR e HD 78. Monta também a antiga versão do Tucson e se prepara para produzir o novo (iX35) nos próximos meses.

E tem um sonho: fabricar um automóvel nacional. "Como assim, dr. Caoa?" Resposta na ponta da língua: "Já tem um escritório de design na Itália elaborando uma nova e moderna carroceria para a plataforma do Tucson. Estou negociando com a Fiat (que já lhe fornece os motores diesel para o HD 78) um motor nacional para equipar o novo carro. Faço com os coreanos o mesmo que eles fizeram com os japoneses: começaram fabricando e copiando seus produtos, depois desenvolveram seus próprios automóveis".

Será que o dr. Caoa é o João Gurgel que vai dar certo?