Já comentamos aqui algumas vezes sobre validade de pneu. Muitas pessoas perguntam por quantos anos ele roda. A primeira coisa que não pode ser esquecida é que o pneu é o único ponto de contato entre o carro e o asfalto, por isso sua aderência é de extrema importância. Portanto, respondendo à pergunta, de uma maneira geral, um pneu mantém suas características originais de cinco a seis anos.
Depois desse prazo, o pneu pode começar a perder um pouco de suas características originais, ficando com a borracha ressecada e trincada. Mas se for mantido dentro das condições ideais, um pneu pode chegar a rodar por 10 anos em segurança. Passou desse prazo, não tem conversa, é lixo.
Porém, é preciso ficar atento, pois as fábricas confundem o consumidor, alegando que dão garantia de cinco anos para o pneu a partir da data da compra. Mas e se a pessoa comprar hoje um pneu produzido no início de 2020, estará fazendo um bom negócio? Eu não compraria, mesmo com garantia de cinco anos. Sabe por que?
É preciso entender que esse pneu está estocado na loja desde 2020, ou seja, sofrendo com a ação do tempo por três anos e meio, com a oxidação da borracha. Na verdade, não interessa se o pneu ficou estocado na loja, dentro do porta-malas como estepe ou rodando no carro. A oxidação da borracha vai acontecer de qualquer jeito.
Eu não compraria esse pneu produzido no início de 2020 porque, mesmo a fábrica contando a garantia de cinco anos a partir de 2023, o produto já perdeu pelo menos três anos de suas características originais. Ou seja, você acha que está levando um produto 100% novo, mas na verdade não é bem assim.
Então, não se esqueça, sempre ao comprar um pneu, confira na banda lateral do produto os dígitos que indicam a data de fabricação. Os dois primeiros se referem à semana do ano em que ele foi produzido. Os outros dois indicam o ano de fabricação. Ou seja, se está gravado na lateral do pneu 0320, indica que ele foi produzido na terceira semana de 2020. Saiba que ele não vai durar tanto quanto um pneu que foi produzido neste ano ou no ano passado.
Gostou de mais essa dica sobre a importância da data de fabricação e durabilidade do pneu? Então não deixe de ativar o sininho, curtir o vídeo e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de novas publicações, ficando por dentro de tudo que acontece no universo automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter), além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas