Uma dúvida recorrente na cabeça de muitos motociclistas é se tem problema usar óleo de motor produzido para automóvel na moto. Aparentemente, o motor de uma motocicleta funciona como o de um carro. Partindo desse raciocínio, então não haveria problema em usar o lubrificante de motor de automóvel na moto. Mas não é bem assim. Tem problema sim.
E a explicação é muito simples. A motocicleta tem o óleo do motor lubrificando também o câmbio, a caixa de marchas que está acoplada ao propulsor. Portanto, os aditivos do óleo para o motor de moto são completamente diferentes daqueles feitos para o motor do carro, já que cumprem também a função de lubrificar as engrenagens do câmbio.
No caso do carro, tem um óleo específico para lubrificar o motor e outro para a caixa de marchas. Por isso é que o lubrificante do motor do automóvel não pode ser aplicado no motor da moto.
Você achou esse vídeo bem elucidativo sobre esses óleos usados para lubrificar os motores de carros e motos? Pois é, o VRUM tem vários outros conteúdos como esse nos canais do YouTube e DailyMotion, com dicas de manutenção, compra e venda de carros usados, lançamentos e muitos testes com modelos novos. O Boris ajuda a resolver as dúvidas de motoristas e motociclistas. Vale a pena conferir.
E se você gostou do vídeo, não deixe de ativar o sininho, curtir, e se ainda não for inscrito nos canais considere se inscrever para receber as notificações dos novos conteúdos do VRUM. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twetter. E é claro, aqui também, no portal vrum.com.br.
Assista outros vídeos do Boris Feldman nos canais do VRUM no YouTube e DailyMotion