Os preços dos carros subiram muito no Brasil nos últimos tempos, ficando muito caro para boa parte da população. E com isso, o mercado se retraiu. Então, vem a pergunta: Existe a possibilidade de reduzir os preços dos carros sob o argumento das vendas em declínio? A princípio, não!
Isso porque os preços dos carros subiram principalmente por dois motivos. Primeiramente devido à inflação, já que os custos para produzir os carros aumentaram. Além da inflação, outro fator que afetou diretamente na elevação dos preços foi a alta do dólar. É preciso lembrar que muitos componentes usados nos carros produzidos no Brasil são importados. Ou seja, o dólar sobe, a peça importada sobe também.
Além disso, não se esqueçam da legislação do Brasil, que, aliás, é a mesma de outros países, exigindo primeiramente segurança: os carros produzidos aqui devem ter airbag, freios ABS, controle de estabilidade (ESP), visando a segurança dos ocupantes do automóvel. Mas isso não é colocado no veículo de graça, pelo contrário, são componentes eletrônicos importados, que custam caro e ajudam a elevar os preços dos carros.
Lembra do tal chip, o semicondutor? Pois é, são componentes importados que custam caro e fazem com que os preços dos carros subam toda vez que há elevação no valor do dólar. Além disso, o governo coloca limite nas emissões de poluentes, na fumaça que sai pelo cano de descarga do seu carro.
E você acha que é barato usar essas tecnologias que reduzem as emissões? É preciso usar uma série de dispositivos, regulagens, de eletrônica para reduzir as emissões, inclusive o catalisador, que passou a ser exigido para eliminar os gases nocivos. Isso tudo custa muito caro. Como vão reduzir os preços dos carros se tudo isso que foi incorporado não pode ser retirado do automóvel?
Pois é, você gostou de mais esse vídeo que explica por que é difícil reduzir os preços dos carros? Se gostou, não deixe de ativar o sininho e curtir, além de se inscrever nos nossos canais do YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de todas as publicações do VRUM, que trazem as principais novidades do setor automotivo. Lembrando que o VRUM está presente também no Facebook, Instagram e Twitter, além, é claro, do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas