O preço do carro zero subiu 34% em 2022, período em que a inflação ficou em torno dos 10%. Diante desses números, fica fácil entender porque o mercado ficou estagnado e porque o comprador acabou migrando para o seminovo.
Com o salário defasado e a consequente perda de poder aquisitivo, o consumidor sumiu das concessionárias, mas como a produção foi reduzida por falta de componentes, os fabricantes venderam tudo o que colocaram no mercado e assim puderam manter o preço do carro zero alto.
Com a normalização da produção, iniciada já no fim de 2022 e prevista para acelerar em 2023, a tendência é que o mercado seja amplamente atendido e, como consequência, o preço do carro zero deve cair. Dezembro já sinalizou essa tendência, com muitas concessionárias dando descontos e oferecendo bônus para pagamento à vista, sinal de que já está – em alguns casos – sobrando carro no estoque.
A queda do preço do carro zero será lenta, mas o aumento de vendas de 10% previsto para 2023 (conforme estimativa de especialistas), indica que haverá carro à disposição e a disputa pelo cliente vai fazer com que o mercado trabalhe com históricos descontos.
Como consequência, os preços dos usados também devem cair, especialmente os dos seminovos, que foram a alternativa de quem não pode comprar um zero quilômetro em 2022.
Diante desse quadro, se você não tiver necessidade de comprar já, adiar a compra é a medida mais sensata do ponto de vista financeiro. É melhor esperar a queda no preço do carro zero.
Mas nem todas as previsões para o ano que vem são boas. Prepare seu bolso!
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