Apesar do recall ser uma operação muito importante para proteger motoristas e passageiros, muita gente não faz ideia do que ele é exatamente. Porque ele obriga a fábrica a chamar todos os donos dos automóveis que saíram da linha de montagem com algum vício de origem que afete a segurança ou a saúde.
Ou seja: é quando o carro sai de fábrica, por exemplo, com um problema no cinto de segurança, ou no freio, ou corre o risco de pegar fogo, ou está emitindo gases nocivos... Quer dizer, recall é para casos em que há ameaça ou à segurança ou à saúde de quem está viajando nesse automóvel.
Mas, todos me perguntam: "escuta, aquele carro está com problema no ar condicionado; vários veículos estão com problema no ar condicionado. A fábrica não vai fazer um recall?" Claro que não! Recall é para problema de segurança ou de saúde e não envolve outros tipos de falhas.
"Mas o banco está desfiando, o estofamento de todos os carros de determinado modelo saíram com defeito." Ok, o fabricante corrige o problema em garantia, mas não é obrigado a fazer o recall. Isso porque não se trata de um problema de segurança ou de saúde.
Deu para entender quando a fábrica é obrigada a publicar um anúncio, chamar todos os donos de carros, para que eles os levem de volta à concessionária para o reparo gratuito? É só nesses casos, quando o problema afeta a segurança ou a saúde.