UAI

Afinal de contas, quando devo trocar o amortecedor do carro?

Se você já se sentiu enganado na hora de trocar os amortecedores do carro, fique de olho nessa reportagem

Publicidade
Amortecedor e mola que compõem o sistema de suspensão de um veículo
Amortecedor e mola que compõem o sistema de suspensão de um veículo Foto: Amortecedor e mola que compõem o sistema de suspensão de um veículo

Eu já cansei de acusar fábricas de amortecedores no Brasil de induzirem o dono do carro a trocar esse componente sem necessidade. Isso começou há muitos anos, com a Cofap dizendo “troque os amortecedores aos 40 mil quilômetros”.

Mentira! Besteira! Não existe isso. Mas as outras gostaram e vieram no vácuo da Cofap. Aí teve a Monroe, que nos Estados Unidos recomendo uma coisa, e, aqui no Brasil, recomenda outra. A última foi a Amortex: “troque os amortecedores aos 50 mil quilômetros”.

Não existe isso! Eu tô tocando nesse assunto porque, como não existe quilometragem, o amortecedor pode durar 10 mil quilômetros ou pode ir além de 100 mil quilômetros. Isso depende de vários fatores.

Não existe prazo para trocar o amortecedor

Como não existe essa data e nem prazo para a troca de amortecedor, é muito importante lembrar que esse componente deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros. Mas, atenção, ele não tem que ser substituído numa determinada quilometragem, mas deve ser verificado se está funcionando corretamente.

Muita gente se esquece disso, e, de repente, vê o carro aí entrando na curva balançando, chacoalhando… ou, quando você vai frear, ele sai arrastando as rodas traseiras, por exemplo, se o carro não tiver freios ABS… Por quê? Porque o amortecedor não está em condições.

Então, lembre-se: não tem prazo, mas o amortecedor tem que ser verificado para você ter certeza que está rodando com segurança.