Eu já cansei de acusar fábricas de amortecedores no Brasil de induzirem o dono do carro a trocar esse componente sem necessidade. Isso começou há muitos anos, com a Cofap dizendo “troque os amortecedores aos 40 mil quilômetros”.
Mentira! Besteira! Não existe isso. Mas as outras gostaram e vieram no vácuo da Cofap. Aí teve a Monroe, que nos Estados Unidos recomendo uma coisa, e, aqui no Brasil, recomenda outra. A última foi a Amortex: “troque os amortecedores aos 50 mil quilômetros”.
Não existe isso! Eu tô tocando nesse assunto porque, como não existe quilometragem, o amortecedor pode durar 10 mil quilômetros ou pode ir além de 100 mil quilômetros. Isso depende de vários fatores.
Não existe prazo para trocar o amortecedor
Como não existe essa data e nem prazo para a troca de amortecedor, é muito importante lembrar que esse componente deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros. Mas, atenção, ele não tem que ser substituído numa determinada quilometragem, mas deve ser verificado se está funcionando corretamente.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Muita gente se esquece disso, e, de repente, vê o carro aí entrando na curva balançando, chacoalhando… ou, quando você vai frear, ele sai arrastando as rodas traseiras, por exemplo, se o carro não tiver freios ABS… Por quê? Porque o amortecedor não está em condições.
Então, lembre-se: não tem prazo, mas o amortecedor tem que ser verificado para você ter certeza que está rodando com segurança.