UAI

SUVs se firmam cada vez mais como preferência nacional

Uma picape compacta e hatches pequenos encabeçam a lista dos modelos mais emplacados no país, mas quando a análise é feita por sub segmentos, os utilitários-esportivos lideram

Publicidade
O Honda HR-V Touring, versão topo de linha, é equipado com motor 1.5 turbo
O Honda HR-V Touring, versão topo de linha, é equipado com motor 1.5 turbo Foto: O Honda HR-V Touring, versão topo de linha, é equipado com motor 1.5 turbo

O ano já está quase acabando e o relatório de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revela que os números acumulados até novembro ainda estão abaixo dos registrados em igual período do ano passado. A picape Fiat Strada continua como o modelo mais emplacado no país, seguida dos hatches compactos. Mas os SUVs lideram quando a análise é feita apenas no segmento de automóveis, comprovando que se firmam cada vez mais como a preferência nacional.

O número de emplacamentos de automóveis e comerciais leves em novembro cresceu em relação a outubro e ao mesmo mês em 2021. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, foram emplacadas 1.755.543 unidades, contra 1.780.873 em igual período do ano passado, representando uma queda de 1,42%. São números que indicam que o mercado de veículos no Brasil ainda está longe do ideal.

Quando analisamos a lista dos modelos mais emplacados, não houve muita alteração. O fenômeno dos emplacamentos continua sendo a picape compacta Fiat Strada, que no acumulado do ano já chegou a 103.288 unidades vendidas.

Depois dela, os modelos mais emplacados são os hatches premium Hyundai HB20 (89.286) e Chevrolet Onix (75.741), o sedã compacto Chevrolet Onix Plus (67.213), e os hatches de entrada Fiat Mobi (65.498) e o velho VW Gol (63.441). Modelos que estão entre os “mais baratos” ou “menos caros” do mercado brasileiro.

Chevrolet Tracker Premiere 2021 preto de frente no asfalto
O Chevrolet Tracker lidera o segmento de SUVs com 62.524 unidades emplacadas de janeiro a novembro (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

Em seguida, surgem os queridinhos dos consumidores brasileiros, os SUVs. E os principais destaques nesse segmento são o Chevrolet Tracker, com 62.524 unidades emplacadas de janeiro a novembro, seguido de VW T-Cross (59.161), Jeep Compass (57.474)e Hyundai Creta (56.080).

O interessante é que os SUVs são modelos com maior valor agregado e com preços superiores a R$ 95 mil. E olha que nessa faixa de preços o mais comum é encontrar os chamados hatches aventureiros, que acabam sendo classificados como SUVs em um mercado confuso como o brasileiro. Em países de primeiro mundo muitos deles nem entram.

Mas os certo é que os SUVs conquistaram de vez o coração (e o bolso) dos consumidores brasileiros. Os modelos mais vendidos têm preços acima de R$ 100 mil, mas a procura é grande também por alguns que ultrapassam a faixa dos R$ 200 mil. É no mínimo algo estranho para um país que tem a maior parte da sociedade com baixo poder aquisitivo. Mas os que têm dinheiro, geralmente têm muito e preferem os SUVs.

A preferência pelos SUVs no mercado brasileiro é comprovada pelo relatório da Fenabrave, que revela que, no segmento de automóveis, no acumulado do ano, eles representam 43,89% do volume de modelos emplacados. No mesmo período do ano passado, os SUVs acumulavam 42,69% entre os automóveis.

E mesmo se somarmos as participações dos hatches compactos premium (22,17%) e dos hatches de entrada (12,89%), que estão entre os mais emplacados, não supera o volume obtido pelos SUVs. Eles são uma fórmula que deu muito certo no mercado brasileiro, com consumidores ávidos por modelos que transmitam a imagem de status, com posição de dirigir elevada, que permita visualizar quem está em volta de cima.

E os SUVs foram um grande achado para as montadoras, que investiram em modelos com maior valor agregado e que proporcionam maior margem de lucro. Muitas estão reduzindo as opções em outros segmentos, como hatches e sedans, e aumentando a oferta de SUVs.

O novo Honda HR-V é um dos modelos que briga por espaço no segmento dos SUVs. Confira!

https://youtu.be/ap9C6HyC0IY

Não por acaso, no prêmio Carro do Ano 2023, da revista Autoesporte, do qual faço parte do júri, o grande vencedor foi um SUV, o novo Honda HR-V. Ele derrotou o Fiat Fastback (um SUV cupê) e o hatch Citroën C3. Já no Carro Premium do Ano 2023 o título ficou com o SUV Kia Sportage.

E os SUVs garantiram o primeiro lugar também nas premiações de Carro Elétrico do Ano (Peugeot e-2008), Carro Elétrico Premium do Ano (Volvo C40) e Carro Híbrido do Ano (Audi Q5). Prova de que os jornalistas especializados também se renderam aos encantos dos SUVs.

Eu confesso que a minha preferência são os carros mais baixos e compactos, mas não há como negar que os SUVs são uma fórmula de sucesso e devem aumentar ainda mais a participação no mercado nos próximos anos. Tanto no Brasil como em outros países. Pena que estão ficando cada vez mais caros e acessíveis a poucos.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas