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Temperatura do motor: Se esfria na descida, sinal de problema

Quando você trafega com seu carro por uma longa descida na estrada e o ponteiro da temperatura do motor começa a baixar, existe grande possibilidade de ser problema na válvula termostática

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Se a válvula termostática não estiver funcionando ou for retirada sem reposição, o carro certamente apresentará problema
Se a válvula termostática não estiver funcionando ou for retirada sem reposição, o carro certamente apresentará problema Foto: Se a válvula termostática não estiver funcionando ou for retirada sem reposição, o carro certamente apresentará problema

Um seguidor comentou no Portal VRUM que seu carro, ao trafegar por um longo trecho de estrada em descida, o ponteiro da temperatura do motor foi regredindo gradativamente, indicando que o mesmo ficava cada vez mais frio. Ele perguntou se isso é normal. Em geral, o ponteiro do marcador da temperatura do motor fica parado na metade do gráfico.

Ele levou o carro a dois ou três mecânicos e nenhum deles encontrou qualquer anormalidade relacionada à temperatura do motor do carro. A minha sugestão é: leve em outra oficina, porque, mesmo assim, à distância, sou capaz de afirmar que o problema do seu carro está na válvula termostática. Existe a possibilidade de que ela tenha sido retirada no passado sem que você saiba ou quando levou o carro à oficina após o motor “ferver” o mecânico resolveu simplesmente retirá-la sem fazer a reposição da peça.

O problema é que a válvula termostática está ali exatamente para manter a temperatura do motor na condição ideal. De manhã, quando você liga o carro, se não tiver essa válvula, a temperatura da água do sistema de arrefecimento vai demorar a atingir a condição ideal.

Sistema de arrefecimento do motor reservatório de água e bateria
A manutenção periódica do sistema de arrefecimento do motor é de extrema importância para evitar superaquecimento

E em uma longa descida, como foi o caso que ocorreu com o nosso seguidor, quando o carro trafega sem muito esforço, com baixa aceleração, pode ser que a temperatura do motor vá reduzindo gradativamente, e isso é prejudicial.

Portanto, temperatura do motor que cai quando o carro trafega por uma longa descida é sinal de que a válvula termostática não está funcionando ou não está onde deveria.

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