Se você tem um carro com motor flex e ao parar no posto para abastecer fizer as contas do que é mais econômico, gasolina ou etanol, provavelmente estará fazendo os cálculos errados. Como assim? Principalmente com todas essas alterações recentes de preços, com o valor do litro da gasolina subindo e descendo, o do etanol que caiu devido a redução dos impostos, agravou ainda mais o problema dessas “continhas”.
Desde que foi lançado o carro com motor flex em 2003, o consumidor encontra afixado nas bombas de combustível dos postos de abastecimento e também é dito nas reportagens da imprensa especializada a informação de que se o etanol custar até 70% do valor da gasolina, abasteça com o combustível derivado da cana de açúcar. Mas se o etanol estiver custando mais do que 70% do preço da gasolina, é mais econômico abastecer com o combustível derivado do petróleo.
Isso está errado! Apesar de essa informação estar em todos os postos e ser divulgada pela imprensa, não é bem assim. Todos se esqueceram que de 2003 para cá, quase 20 anos, houve evolução dos combustíveis e dos motores. Atualmente, existem propulsores que você pode abastecer com etanol mesmo que o litro esteja custando até 75% do preço da gasolina.
Então, se você faz a conta e descobre que o etanol está custando 73% do preço da gasolina, especificamente no seu carro pode valer a pena abastecer com ele. Como resolver essa questão? Fazendo as continhas.
Qual é o consumo do seu carro considerando etanol x gasolina? Esse é um fator que deve ser considerado antes de fazer essas continhas, que vão determinar qual é o percentual ideal para abastecer com um combustível ou com o outro.
Você assiste os vídeos do VRUM com as dicas do Boris, lançamentos e testes nos canais do YouTube e Dailymotion. Porém, não se esqueça de ativar o sininho e curtir, além de se inscrever nos canais para receber as notificações dos novos conteúdos. E lembre-se que o VRUM está também nas redes sociais – Facebook, Instagram e Tweeter. E é claro, aqui, no vrum.com.br.