UAI

Vendas de carros zero são as melhores desde 2020

Foi registrado um crescimento de 13,7% em relação a outubro, mas o aumento nas vendas ainda é insignificante para mudar o panorama do setor

Publicidade
 xigências de segurança, emissões e alguns equipamentos de conforto e comodidade impedem os fabricantes de simplesmente “depenar” um produto para baixar o preço
xigências de segurança, emissões e alguns equipamentos de conforto e comodidade impedem os fabricantes de simplesmente “depenar” um produto para baixar o preço Foto: xigências de segurança, emissões e alguns equipamentos de conforto e comodidade impedem os fabricantes de simplesmente “depenar” um produto para baixar o preço

As vendas de carros zero em novembro registraram um crescimento expressivo em relação a outubro, 13,7%, com 192.559 unidades comercializadas (em outubro foram 169.243). Mais do que isso, o resultado do mês representa o segundo melhor desempenho do ano, e o terceiro melhor dos últimos 23 meses.

As vendas de carros zero diárias – índice que melhor sinaliza a evolução do setor – teve um desempenho ainda melhor: foram licenciados 9.628 carros no mês passado, o melhor volume desde dezembro de 2020, quando foram registradas 10.582 vendas.

As vendas de modelos híbridos e elétricos também crescem. Confira o teste do Tiggo 5x Hybrid

https://youtu.be/HSO5u2jF1qA

Avaliar o desempenho de vendas de carros zero é importante para entender o que isso pode influenciar nos preços dos modelos, novos e usados. Com a produção (e as vendas) represadas nos últimos anos, por causa da falta de componentes na indústria, os preços dos carros subiram excessivamente, além da inflação e, como consequência, os carros usados também sofreram aumentos expressivos, afastando parte dos consumidores do mercado.

Assim, todo aumento de produção e vendas de carros zero é sinal de retomada da normalidade, uma vez que, com o mercado abastecido, os preços devem voltar a patamares mais razoáveis.

Claro que esse pequeno aumento de vendas de carros zero ainda é insignificante para mudar o panorama do setor, mas sinaliza uma esperança de melhores dias para o bolso do consumidor.

Em relação ao desempenho por marca, a situação do mercado é estável. Com exceção da evolução das marcas francesas pertencentes à Stellantis, as posições no ranking permanecem estáveis, com a Fiat mantendo com folga a liderança de vendas de carros zero (veja o ranking). Já Peugeot e Citroën se consolidam entre as 10 mais vendidas.

Ranking por marca em novembro/2022

MARCA UNIDADES%
Fiat 44.93123,3%
Volks 29.86315,5%
GM27.05914,1%
Toyota 17.4889,1%
Hyundai16.1668,4%
Jeep13.3196,9%
Renault12.9706,7%
Honda5.4352,8%
Peugeot4.6202,4%
Citroën4.3492,3%
Nissan3.9082,0%
Caoa2.5291,3%
Mitsubishi1.9141,0%
Ford1.7550,9%

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas